II CONFERÊNCIA REGIONAL DO IDOSO EM PLANALTINA

0
Eva Márcia Silva Fontes, seus pais João Maurício Fontes e dona Lourdes Silva com o prefeito Eles Reis e a Primeira dama, dona Adriana.

A II Conferência Regional da Pessoa Idosa, evento que convidou dezeoito municípios para sua realização e cuja sede foi Planaltina, ocorre neste 01 de julho na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SMDS – sob a orientação da 1ª Dama Adriana Freitas, Secretária desta pasta.

Os trabalhos foram abertos com um coffee break às 8:00h. e contou com as presenças do prefeito Eles Reis de Freitas, do vice João Gonçalves de Lima Neto e esposa, de Rosi Guimarães representando o governador Ronaldo Caiado, do Vereador Genival Fagundes, anunciado como representante do Legislativo, as Coordenadoras do CRAS estadual, senhora Inês e a local Márcia Martins, dos secretários: Abadio Ferreira, Francilon Dias, Cláudio Roberto, Nataziane Bispo, Rosa Rodrigues e Álvaro Benevides e representantes dos municípios convidados (nem todos) e de expressivo grupo de idosos, especialmente de Planaltina.

Nas falas de abertura as autoridades conclamaram aos presentes a realizarem um proveitoso encontro e a representante do governador Rosi Guimarães, expressou a disposição do governador Caiado em atender pleitos do prefeito Reis e que ela, moradora da cidade, sente-se honrada em poder contribuir para o bom relacionamento do poder municipal planaltinense com o governo de Goiás.

A professora Eva Márcia Silva Fontes, diretora presidente do Conselho Municipal de Educação, fez palestra sobre o tema: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas” e quatro eixos de discussões foram criados, possibilitando o debate entre os participantes da Conferência, sendo eles: 1 – Direitos fundamentais/efetivação das políticas públicas;  2 – Educação assegurando direitos e emancipação humana; 3 – Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa e 4 – Os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Após a apresentação e votação das diretrizes propostas ocorrererá a plenária final e após as 16:00h. serão escolhidos os delgados para a V Conferência Estadual para a Pessoa Idosa, estando previsto o encerramento para as 17:00h. com um farto café vespertino.

 

 

 

 

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here