LAGOA FORMOSA FORA DA CAIXA

0
A lagoa Formosa tem 12 quilômetros de extensão por cerca de 1 quilômetro de largura.

Há muitos anos não se via a lagoa Formosa, a nascente mais alta do rio Maranhão, um dos principais, senão o principal afluente do rio Tocantins com o volume de água que está, neste início de 2021.

A lagoa Formosa é um lençol exposto de cerca de 12 quilômetros de extensão por, aproximadamente, 1 quilômetro de largura e é a maior lago natural da região. Seu vertedouro ou esgoto, depois de receber as águas da nascente Veredão, das Águas Emendadas, torna-se rio Maranhão.

A lagoa Formosa dista a pouco mais de seis quilômetros da sede do minicípio de Planaltina, é a principal fonte de água potável de seus mais cem mil habitantes da sede, tendo se tornado em local de lazer tanto de Planaltina quanto do Distrito Federal, já que está a apenas setenta quilômetros da rodoviária da Capital Federal.

Este ano, grassas ao grande volume de chuvas na região e, segundo observadores, um dique providenciado em seu vertedouro, a lagoa Formosa está causando transtorno para aqueles que, inadvertidamente, se colocaram nas proximidades de suas margens, já que, segundo moradores da localidade, o lago subiu mais de meio metro em sua lâmina d’água, avançando cerca de quinze metros para dentro das chácaras de suas margens. Isso, tem causado verdadeira polêmica entre aqueles que querem a lagoa com maior volume de água e aqueles que querem ver a lagoa mais baixa.

Vamos acompanhar a discussão e dar o resultado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here