POR QUE OS CACHORROS TÊM RABO?

0

Poucas coisas no mundo são mais fofas do que seu cachorro abanando o rabo para demonstrar toda a felicidade em ver você, não é mesmo? Aliás, a cauda dos nossos animais de estimação dizem muito sobre a maneira como eles se sentem no momento e fazem até mesmo parte do seu kit de comunicação.

Mas além de dar indícios sobre o seu humor, qual a real finalidade do rabo no corpo dos cães? Para sanar essa dúvida, vamos entender o que os especialistas ao redor do mundo comentam sobre o assunto e tentar aprender mais sobre essas criaturinhas que completam nossas vidas.

Estrutura do rabo

O rabo dos cachorros é basicamente uma extensão flexível do osso das suas costas envolto em músculos e pelo. Essa parte do corpo também carrega uma grande quantidade de vasos sanguíneos e nervos. Por esse motivo, pisar acidentalmente na cauda de um cão pode gerar tamanho desconforto.

Um cachorro consegue usar os músculos do rabo para balança-lo, enrolá-lo, levantá-lo, abaixá-lo e girá-lo por aí. Entretanto, esses são só alguns elementos básicos. Em geral, cada raça canina tem um formato diferente de cauda, seja enrolada ou soltinha, o que diz muito sobre como elas foram criadas pelos seres humanos.

Todos os cachorros nascem com um rabo, mas alguns filhotes acabam tendo suas caudas cirurgicamente removidas por questões estéticas — alguns argumentam que ajuda a diminuir os riscos de lesão. No Brasil, essa prática é proibida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CMFV) e deve ser evitada.

Funcionalidades da cauda

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

De maneira resumida, os cachorros têm rabos por três motivos específicos: ajudar no equilíbrio e na movimentação; controlar a temperatura corporal; e se comunicar. Cada uma dessas características é essencial para o dia a dia dessas criaturas e faz parte da maneira como elas interagem com o mundo.

Equilíbrio e movimento

As caudas fornecem um importante contrapeso para os cães quando eles precisam navegar em espaços estreitos e pular. Quando eles saltam para alcançar alguma coisa, eles jogam o rabo para cima, o que ajuda na trajetória do salto e ajuda a pousar com as patas dianteiras.

A extremidade traseira do corpo dos cachorros também pode ser usada como uma hélice que os impulsiona durante uma corrida ou na natação.

Temperatura do corpo

Principalmente em lugares de temperatura muito gelada, a cauda pode ser um instrumento importante na vida dos cães. Raças como os Shiba Inu ou os Huskies Siberianos utilizam seus rabos peludos para cobrir o nariz e a face em dias mais frios. Isso faz com que eles consigam se aquecer por alguns instantes.

Comunicação

Por último, mas não menos importante, os cães aprendem a transmitir mensagens através das suas caudas desde muito jovens. Os cachorros até podem controlar os músculos do rabo que realizam os movimentos, mas normalmente essas ações são feitas naturalmente.

A cauda é um meio de comunicação que um filhote tem para mostrar suas necessidades para sua mãe ou para seu dono, indicando sinais de dominância ou submissão. Cães que querem mostrar quem é que manda costumam manter a cauda levantada para exalar o cheiro das glândulas anais, enquanto perfis mais submissos mantêm a cauda abaixada para mascarar o odor.

Matéria: Mega Curioso

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here