Via Sacra de Planaltina leva 100 mil pessoas ao Morro da Capelinha

0

Vice-governador Paco Britto prestigia evento religioso que não era realizado há dois anos, devido à pandemia. Dom Paulo César, arcebispo de Brasília, visita o local pela primeira vez

Lucíola Barbosa e Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

O espetáculo da fé voltou a acontecer em Planaltina e emocionou fiéis que lotaram o Morro da Capelinha e não arredaram o pé nem com a forte chuva que caiu no fim da tarde desta Sexta-feira (15) da Paixão. Após dois anos sem a realização da Via Sacra de Planaltina por conta da pandemia, a tradicional festa religiosa mobilizou cristãos de várias partes do DF. A novidade desta edição foi a celebração da cruz presidida pelo arcebispo de Brasília Dom Paulo César – presente ao local pela primeira vez -, assistida também pelas autoridades que prestigiaram o evento, entre elas, o vice-governador Paco Britto.

No final do dia, o público presente ao local chegou a 100 mil pessoas | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Por volta das 16h, o público era de 20 mil pessoas, segundo informou o comandante Nava, da Polícia Militar. Segundo o militar, até o fim do dia, o total se aproximava de 100 mil pessoas. Os fiéis foram chegando aos poucos, devido à chuva que caiu no local, no início da tarde.

“O pessoal estava com muitas saudades deste evento histórico em Planaltina e é justamente este o nosso tema de 2022. Poder compartilhar essa troca juntos é gratificante”Rafael da Silva Costa, padre da Paróquia São Sebastião

A dramatização da morte e ressurreição de Jesus Cristo teve, neste ano, fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) de, aproximadamente, R$ 700 mil, assinado com o Grupo Via Sacra. O evento – realizado desde 1973 – completa 49 anos neste ano e teve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da organização @viasacraoficial.

Ao chegar ao local por volta das 15 horas, acompanhado de sua esposa Ana Paula Hoff, o vice-governador, Paco Britto, cumprimentou os fiéis, ratificando a importância do evento como um momento de exaltação à fé e a oportunidade de renovação da esperança do povo do Distrito Federal, especialmente, da região de Planaltina.

Dom Paulo César, que tomou posse como arcebispo de Brasília em dezembro de 2020, também falou da alegria do momento. “É a primeira vez que venho aqui. Estou muito feliz em participar deste evento bonito, do qual eu tinha ouvido falar, e com a fé do nosso povo, revivendo esse momento de celebração da morte de Jesus”, disse, referindo-se à ação litúrgica.

Rafael da Silva Costa, padre da Paróquia São Sebastião, responsável pela missa realizada na Sexta-feira da Paixão no Morro da Capelinha, comemora a retomada da encenação, após dois anos de interrupção. “O pessoal estava com muitas saudades deste evento histórico em Planaltina e é justamente este o nosso tema de 2022. Poder compartilhar essa troca juntos é gratificante”, arrematou.

Para o administrador de Planaltina, Antônio Célio Rodrigues Pimentel, o momento é muito especial, com o retorno do contato humano. “É um momento que se trabalha a espiritualidade mais uma vez, pois reflete nossos pensamentos. Somos mais participativos. Planaltina tem uma veia cultural, histórica e turística muito forte”, considerou, lembrando das festas tradicionais locais, como a Folia de Reis – que celebra a herança cultural de caráter religioso e festivo, com ritos, cânticos e melodias, e que abriu a corrente de eventos. “De manhã, desde às 5h30, as pessoas vieram aqui para pagar suas promessas, subindo o morro de joelhos ou descalças”, frisou.

A dramatização da morte e ressurreição de Jesus Cristo teve, neste ano, fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) de, aproximadamente, R$ 700 mil, assinado com o Grupo Via Sacra| Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

“Sempre que participei, não foi pelo espetáculo em si, e sim pelo sentimento que a Via Sacra me passa como cristão”Herbert Souza, 28, que frequenta a Via Sacra há mais de 15 anos

Com um terço pendurado ao corpo e uma camisa exaltando o céu, a auxiliar de nutricionista, Kátia Seleno Alves Ribeiro, 39 anos, estava animada por participar pela primeira vez do evento. Deslocou-se de Taguatinga até Planaltina para isso e não se arrependeu. “É a primeira vez que venho, sempre tive vontade de ver, mas ia adiando ano a ano”, conta. “Depois da pandemia decidi que era hora de vir, até como uma forma de agradecer pelas graças conquistadas diante desse grande problema enfrentado pela humanidade”, comenta.

Morador de Planaltina, todos os anos o vigilante Silvano Oliveira Lemos assiste à Via Sacra que se tornou num dos maiores encontros religiosos do DF. Só não foi nos últimos dois anos por conta do confinamento imposto e interrupção do evento. Este ano fez questão de ir com a família toda. “Valeu a pena, é hora de agradecer e louvar a Deus e não há lugar melhor para isso do que aqui no Morro da Capelinha”, admite. “Estávamos ansiosos pelo retorno do evento, a Via Sacra já faz parte de nossas vidas”, agradece.

Palco de gerações sucessoras, a Via Sacra de Planaltina também coleciona momentos que se repetem a cada nova geração familiar. Hebert Souza, 28, conta que frequenta a Via Sacra há mais de 15 anos e se sente membro do grupo. “Minha família sempre fez parte do grupo e eu nunca deixei de vir. Sempre que participei, não foi pelo espetáculo em si, e sim pelo sentimento que a Via Sacra me passa como cristão”, completou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here