PLANALTINA PREPARA FESTA JUNINA

0

As festas juninas sempre foram grande atrativo em Planaltina, isso desde o início da década de 1980, a cidade se iniciando e tendo cerca de 25 mil habitantes, quando pároco da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo era o saudoso Padre Francisco Rotiere, e a nascente ACIAPLA realizou a primeira festa de quermesse, queimou fogueira, fez bingo de prêmios, inclusive uma bicicleta e fez um final de semana de forró.As atrações que se apresentarão no primeiro dia, já demonstram a força do evento.

De lá para cá a cidade foi para 150 mil habitantes (não oficial) a festividade cresceu, cresceu, tomou caráter oficial com a iniciativa do saudoso prefeito José Olinto Neto, que eleito prefeito por três vezes, nunca deixou a festa passar em branco. Agora o prefeito Delegado Cristiomário, depois de dois anos de pandemia que impediram as festas, retorna com a fogueira gigante, batiza a festa em homenagem a Zé Neto e, certamente, fará uma semana de grande atração popular.

As atrações locais são todas fruto do incentivo da Lei Aldir Blanc, que beneficiou a todos, inclusive grupos de Quadrilha Junina.

A fogueira de 20 metros de altura e o Forró 24 Horas estão no centro das atrações, destacando aínda a presença das Quadrilhas Juninas, instituições locais que, competentemente, disputam premiações no Distrito Federal, em Goiás e no país, quase sempre vencedoras por suas performances espetaculares.

A figueira está sendo confeccionada no centro da cidade em área que, poderá dar problemas para a vizinhança, inclusive para a fiação elétrica.

A festa começa no dia 09/06(quinta feira) e vai até dia 11/06 (sábado), trazendo atrações locais, regionais até nacionais. As noites vão ser quentes na Praça Joaquim Mineiro, que contará, inclusive, com a presença da FAI  – Feira de Artes Interativas – organizada pela Associação Comercial local, grupo de artesãos que tem feito sucesso pela linda produção de peças variadas.

Amostra de alguns exemplares produzidos pelos artesãos da FAI.

A principal atração, a fogueira de 20 metros de altura está sendo construída no centro da cidade por uma equipe da prefeitura, dentre os componentes Domingos e Amaral, servidores experientes com a construção desde a época do prefeito Zé Neto, compondo a equipe de Badu, responsável pelos serviços naquela época.

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here