MORREU O PIONEIRO TONICO

0

Nascido a 24/04/1938 em Morada Nova de Minas, cidade às margens do rio São Francisco, município que foi muito atingido pela represa da hidro elétrica de Três Marias, faleceu em Planaltina, hoje, o senhor Antônio Alves Filho, conhecido Tonico, homem público planaltinense, aposentado, empresário e político.

Tonico chegou a Planaltina em meados da década de 1970. Amigo da família de Joaquim Mineiro, quando “seu” Joaquim, então prefeito, trabalhava para atrair novos moradores para a cidade que engatinhava. Daí ocupou, por concessão da prefeitura,  uma área de terras nas proximidades das nascentes do ribeirão Pãina, onde inciou seu trabalho em prol da cidade que tentava se tornar cidade.

Funcionário da área de topografia do antigo Ministério de Planejamento, era do quadro do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – que lhe permitiu conhecer o Brasil de Norte a  Sul e até mesmo os EUA, realizando cursos para ser referência dentro de sua função de topógrafo, deixando importante legado na sua área para as gerações futuras.

Tonico foi grande construtor e politico que contribuiu como vice prefeito em administração que deu continuidade a um período de franco desenvolvimento de Planaltina.

Inquieto, construtor incansável, desenvolveu em sua área de terras o Loteamento Santa Rita, bairro privilegiado do Setor Leste de Planaltina. Fez doação de áreas para a Polícia Militar de Goiás (hoje Quartel do 21º BPMGO), para o Hospital Público de Planaltina (hoje o Hospital Municipal Santa Rita de Cássia), área para a Capela de São Vicente de Paula e ainda para o Orfanato das Irmãs tudo no bairro Santa Rita e estava em constante construção do Colibri Country Club, onde mantinha sua residência e era encontrado sempre ao lado de sua esposa, a paraguaia Teodora Gonçalves Alves, a dona Nena e onde foi velado antes do sepultamento.

No centro da cidade, na antiga Praça Cívica, hoje Centro Cívico Dr. Dirceu Ferreiras de Araujo, Tonico deixou sua marca em dois empreendimentos com o nome Colibri, quais sejam a Galeria Comercial e o Edifício Colibri. A galeria localizada na Praça Jurandir Camilo Boaventura, QC 03 , Norte e o Edifício localizado na Praça Joaquim Mineiro, à QC 02, Norte, de frente ao Fórum, hoje sede do Banco Itaú.

Na política Tonico nunca foi de aventura mas, estava sempre pronto a colaborar com quem ele entendia que pudesse prestar bons serviços ao município. Foi assim até ser chamado a participar da chapa com Alexon Dinha, tendo-o como vice prefeito com o apoio de Dr. Dirceu, o prefeito com o maior apoio popular da história de Planaltina pós Brasília.

A administração Dinha foi sua última aparição política como candidato. Daí, voltou-se para a construção e veio a falecer em meio a um grande projeto de construção definitiva do Country Club Colibri.

O município perde um de seus baluartes na consolidação de Planaltina pós Brasília. Visionário, colaborador deste antigo mensário, hoje site, desde sua fundação e sócio por longo período deste  jornal, deixa lacuna que dificilmente será preenchida.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here