Há cerca de seis meses o Conselho Tutelar ocupa esta casa na Quadra 01 do Setor Leste.
Tendo como base a movimentação da cidade rumo a eleger novos conselheiros tutelares, fizemos uma breve enquete na cidade e nos surpreendemos com o resultado: porcentagem muito pequena soube indicar a localização do Conselho Tutelar.
A sede do Conselho Tutelar muda muito de lugar? Poderia servir a segunda pergunta para que o poder público municipal construísse um local que o Conselho pudesse se estabelecer. Afinal, segundo observadores, as locações de prédios privados para instituições públicas (o Conselho Tutelar por exemplo) aqui em Planaltina, tem se prestado para barganhas políticas nada republicanas.
Desde sua fundação no ano de 2000, o Conselho Tutelar mudou de endereço por várias vezes. Passou pela Quadra 01 Oeste, MR 09; dali foi para prédio público inadequado, foi para a Quadra 01 Leste, MR 01, onde ficou por mais de cinco anos e agora, há quase um ano, foi mudado para a mesma Quadra 01 Leste, MR 09. As instalações são adaptadas em casa residencial, não oferecendo as condições ideais para um trabalho que exige celeridade e silêncio.
Segundo o atual presidente do Conselho, Pastor Antônio Luiz Freire, popular Freire, que participou da fundação da instituição no início deste século e que conversou com nossa reportagem “já existe uma área escriturada para o Conselho Tutelar de Planaltina. Estamos aguardando o levantamento do engenheiro quanto ao custos da obra para podermos cobrar uma providência quanto a construção”, explicou o conselheiro.
Mas, enquanto isso o Conselho Tutelar continuará de quando em vez sumindo de onde estava e deixando a sociedade e até mesmo candidatos a conselheiros sem saber onde a instituição está funcionando.
Você, certamente, irá receber uma visita ou um convite para votar em três nomes para conselheiros tutelares (o Conselho é formado por cinco nomes) função importantíssima na sociedade que zela pelo ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Pergunte ao seu candidato onde é que está funcionando o Conselho?