Maçons do Distrito Federal discutem problemas da instituição e da sociedade para desenvolverem trabalho em suas Lojas nas cidades da Capital.
Neste 22 de março (sábado), os maçons do Distrito Federal assim como suas esposas reuniram-se na sede do Grande Oriente do Brasil, localizado à Av. W5 Sul, em Brasília -DF, para que em estudo conjunto, denominado Poderosa Congregação de 2025, encaminhem soluções para problemas que afligem a instituição e a sociedade brasileira.
Os três temas propostos e discutidos por dez grupos de líderes maçons foram: 1) Administração da Instituição (Loja); 2) Desenvolvimento de projetos de Filantropia e Responsabilidade Social e 3) Lojas, Sociedade e Grande Oriente do Distrito Federal, que levaram a uma série de sub temas. O secretário de Comunicação do GODF, Weverton Braga de Sousa expôs estudos e criação de nova logomarca do GODF, tendo em vista que a logomarca ora usada é aquela da época do GODF Independente, ou seja, da época em que o Grande Oriente do DF era desvinculado da Potência Grande Oriente do Brasil.
Weverton Denis apresentou o projeto da marca, explicando os porquês de algumas mudanças e a receptividade dos quase 100 maçons presentes foi positiva, ensejando o encaminhamento à Assembleia Maçônica do GODF para aprovação definitiva. Os demais subtemas, aprovados pela Congregação foram: 1- Criação de escritório contábil para facilitar o trabalho de contabilidade para as próprias Lojas; 2 – Promoção de cursos de capacitação para Tesoureiros e Secretários das Lojas; 3 – Criação de uma plataforma de administração; 4 – Responsabilidade sobre os documentos, a história de cada Loja; 5 – Cuidados especiais que deve-se tomar com a filantropia externa e fazê-la internamente; 6 Como a Loja deve buscar recursos para fazer filantropia; 7 – Desenvolvimento de projetos na Educação como forma de melhorias sociais; 8 – Trabalhar o maçom para que ele seja o agente transformador; 9) O GODF deve estar mais próximo e conectado com as Lojas e 10) – As Lojas devem oferecer seu espaço físico para a sua comunidade.
O presidente do Grande Oriente do Brasil no DF, Walderico Leal fez pronunciamento de encerramento dos trabalhos, dizendo da importância destes encontros, conclamando aos presidentes que incentivassem a criação de associações pelas mulheres de cada Loja, dizendo que a organização das Fraternidades Femininas são muito importantes, “especialmente para realizarmos o trabalho de filantropia”, explicou e convidou os presentes para um almoço, que foi servido no espaço do próprio GODF e onde as esposas dos maçons também se faziam presentes.
MOVIMENTO DAS MULHERES ACONTECIA CONCOMITANTEMENTE
Esposas dos maçons do Distrito Federal reunidas para auxiliarem no trabalho de beneficência.
Enquanto os maçons discutiam e encaminhavam questões das Lojas sob a batuta de Walderico Leal, as esposas dos presidentes das mais de 90 Lojas afiliadas do GODF, realizavam o I Encontros de Esposas de Maçons e Fraternas do GODF de 2025, organizadas em Fraternidades Femininas (FRAFEM) sob a presidência distrital da fraterna Alda Leal, recebiam orientações sobre a vida daquelas instituições.
Cleide Macedo, presidente da FRAFEM Cruzeiro do Sul da União e Harmonia Planaltinense, 3775,(a primeira à direita). A FRAFEM de Goiás atendeu a convite de Alda Leal do DF.
Duas palestras especiais foram ministradas para as esposas dos maçons presentes, sendo a primeira “Vista sua Melhor Versão”, proferida pela coach Fabiana do Carmo Vieira Mendes, que passou às ouvintes os cuidados que a mulher deve ter para estar sempre disposta e bonita e a segunda palestra “Mulheres e Liderança – Desafio e Superação”, proferida pela coach Renata Malheiros Henriques, coordenadora de empreendedorismo do SEBRAE, falando sobre a organização da mulher frente ao desafio de empreender.
A presidente da FRAFEM do GODF, Alda Leal, à direita, fraternas e as duas palestrantes desta manhã: Renata Henriques à esquerda e Fabiana à direita de Alda.“A troca de experiências, assim como novos conhecimentos que adquirimos é que vão nos permitir ajudar com mais competência as comunidades onde atuamos”, disse Cleide Macedo de Planaltina-GO a nossa reportagem. Logo após as palestras as esposas dos maçons se juntaram aos maridos em almoço que encerrou o encontro.
ABAIXO FOTOS DIVERSAS DA PODEROSA CONVENÇÃO.