A sede do distrito de São Gabriel, que é o mais importante e produtivo do município de Planaltina, foi criado no final da década de 1950 com o objetivo de sediar a área remanescente do município de Planaltina/GO que ficara acéfala com a chegada de Brasília, ocupando a velha sede na região de Mestre d’Armas, hoje Planaltina-DF. Distante da sede, da nova Planaltina a exatos 32 quilômetros, São Gabriel tem hoje população estimada (áreas urbana e rural) entre 8 mil e 10 mil habitantes, cerca de 1 mil eleitores. É servido pela rodovia Federal/Estadual BR 010/GO 118, é grande na produção de milho, soja, batata inglesa, tomate e gado vacum de corte e leite, tendo ainda expressiva produção de frango e peixe.
Dirigentes da ACIAPLA e empresários de São Gabriel após reunião vista como produtiva por ambas as partes.
Neste sábado (03/01/2026) a Associação Comercial, Indústria e Agropecuária de Planaltina – ACIAPLA – com sede em Planaltina, a convite de empresários de São Gabriel, compareceu com sua Diretoria composta pelo Presidente Marcelo Henrique Pereira Pinto, pela vice Cleide Macedo, pela Tesoureira Rossana Soares, pelo Diretor da Agropecuária Edivaldo Vieira de Sousa e pelo presidente Honorário, este jornalista para um café da manhã com mais de uma dezena de empresários da localidade, capitaneados pelo empreendedor José da Silva Viana, da Rancho Alegre Agropecuária, objetivando unirem-se em torno da instituição para o fortalecimento de reivindicações junto aos órgãos públicos (municipais, estaduais e federais) competentes, objetivando alcançar melhorias para o universo empresarial de São Gabriel e sua área de abrangência.
O café da manhã realizado no espaço da Quinta do Rancho – Empório, Adega e Restaurante que será em breve inaugurado, de propriedade dos empreendedores da família Kolling (Líria, Inácio e Matheus), reuniu quinze empresários dos mais diversos ramos, inclusive de produtores rurais. A fala dos dirigentes da ACIAPLA proferida, primeiro, pelo presidente da instituição, que fez um breve histórico da ACIAPLA , “fundada em 1980, vindo até os dias de hoje buscando se fortalecer, inclusive no meio da agricultura, um dos fortes alicerces da economia planaltinense” disse, para assegurar que nada acontecerá se não estivermos verdadeiramente unidos em busca de nossos objetivos.
Café farto regou conversa que deverá fortalecer São Gabriel e expandir as ações da ACIAPLA
A fala do diretor da Agropecuária da ACIAPLA, Edivaldo Vieira, reforçou o discurso do presidente no sentido de que nada acontecerá da noite para o dia. “É preciso um trabalho de comprometidos com a causa”, explicou. As diversas reinvindicações foram anotadas e o presidente Marcelo Henrique disse da necessidade do compromisso de cada um de voltarem a reunir e buscar consolidar a união dos presentes em torno da instituição, que poderá buscar soluções com o apoio de todos. O presidente Honorário da ACIAPLA, Nio de Pádua relembrou o início difícil na década de 1980 e o trabalho até hoje, “com paciência e dedicação até chegarmos aos dias de hoje com o projeto de construção do Palácio do Comércio Antônio de Paula Pontes, encabeçado por esta diretoria nova e corajosa”.
O encontro foi encerrado quando já se aproximava das 11:00h, ficando acertado a criação de um grupo de whatszap especialmente para a união de todos, ficando o diretor Edivaldo Vieira e o empresário José Viana como articuladores da região e o Rancho Alegre Agropecuária como ponto de encontro dos interessados em filiarem-se à ACIAPLA.
DUAS INICIATIVAS SANGABRIELENSES DE FÔLEGO
No decorrer da reunião em São Gabriel duas novas atividades comerciais foram explicitadas: A primeira, uma indústria de doces que já vem há mais de ano produzindo e negociando doces cristalizados especiais, que foram oferecidos a todos os presentes, unânimes nos mais sinceros elogios.
Doceria Dona Marina do empresário, jornalista e provocador social Hemerson Joca. Casquinhas de laranja cristalizadas. Show!!
E a segunda iniciativa: Quinta do Rancho – Empório, Adega e Restaurante – espaço especialíssimo na sombra de mangueiras, à margem da GO128 ou BR 010 como queira, montado com carinho pela família Kolling que há mais de 30 anos dedicou-se ali. Promessa para inauguração até o Carnaval 2026. Sucesso garantido!
A logomarca já expõe a disposição da família sulista, gaúcha, de oferecer algo ligado aos pampas sem arredar pé da goianidade. Lindo lugar!






