Mudanças como na Codhab e Ceasa já estão sinalizadas e virão outras.
Distritais eleitos que, aparentemente, perderam seus espaços estão se reacertando com o Buriti para a sincronização dos interesses políticos.
Começou pelo presidente da CLDF, deputado Welington Luiz (MDB), que resgatou sua “galinha dos ovos de ouro” com a retomada da Codhab, transferindo o problema para o Buriti que prejudica o aliado de primeira hora, Claudio Abrantes, que desde 2018 arriscou se apostando no 1% de Ibaneis Rocha (MDB) , assim como se sacrificou com o PSD em 2022 para manter o apoio à reeleição do Chefe do Executivo.
A distrital Jaqueline Silva teve a sua Secretaria de Desenvolvimento integrada na Secretaria de Trabalho, a recém-criada Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal, acontece que ela perdeu a pasta para o MDB. Agora, recebe a Ceasa como uma parte do acordo, e mais uma vez o ex-distrital Claudio Abrantes perde um espaço político.
Com a eleição do Pepa (PP) em Planaltina, fortaleceu a sua indicação para a também recém-criada Administração Regional do Arapoanga. É essa a sina do ex-distrital Claudio Abrantes com mais de 20 mil votos vai se arrochando. Foi um exímio lutador para a criação da nova cidade e pelo jeito vai ficar fora dessa, assim como do que o Palácio ofereceu, também do governo.
Resta torcer para que o governador Ibaneis atenda aos parlamentares de mandato que votam “pautas importantes” e não se esquecer de aliados que já votaram, também “pautas importantes”.