OBAA E MOBFOG EM AÇÃO NAS ESCOLAS

O Colégio  Estadual Complexo 5 e a Escola Municipal Paulo Freire de Planaltina estão participando pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica -OBAA – e da Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG, projetos do governo federal que visam mobilizar alunos das redes de ensino pública e privada, objetivando ampliar conhecimentos nas áreas de Astronomia e Astronáutica, assim como despertar para a prática de experiências com foguetes. “Nosso maior objetivo é fazer com que nossos alunos sonhem com outras perspectivas fora da escola; que busquem outros horizontes no sentido de viver melhor, de colaborar com a sociedade onde vivem”, disse a Professora Verônica Xavier, professora de História que buscou inteirar-se dos projetos para oferecê-los aos alunos das duas escolas pública. “Entendo que as escolas particulares participam com maior efetividade destes projetos e isso faz com que seus alunos se preparem melhor para o futuro. Daí é que entendo que precisamos valorizar nossos alunos da rede pública e colocá-los na mesma condição de participação. Eles crescerão, certamente, com maior possibilidade de conhecimento, suas famílias se envolverão mais e tudo será melhor amanhã. Basta ver o grau de participação nos dias de prova, de lançamento de foguetes. Todos vibram com suas realizações”, ensina a Professora Verônica.

No Colégio Complexo 5, que tem a Professora Carla como diretora, participaram dos projetos os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos e alunos do  Fundamental dos turnos matutino e vespertino e na Escola Paulo Freire, da diretora Côca estiveram mais de cem alunos do 1º ao 8º ano, também do Fundamental. Grande parte dos alunos foram para as experiências com foguetes alcançando marcas espetaculares, o que deixou a professora Verônica muito otimista quanto à classificação de alguns dos alunos planaltinenses para a etapa estadual dos projetos.

“Independentemente da classificação para outra fase, explicou Verônica, os alunos de ambos os estabelecimentos serão destacados com medalhas e faixas, sendo que a premiação ocorrerá no mês de outubro, devendo contar com a participação de autoridades da rede educacional do estado e do município”.

 

Deixe uma resposta