Sibipirunas, flamboiants, mudunruvus, espasmódias, ipês, ingazeiros e muitas outras espécies de árvores da região e até mesmo das florestas tropicais brasileiras como o mógno, estão entre as espécies plantadas nas pracas e ruas de Planaltina.
O bosque de mudunruvus ou fixeiros, que sombreia os lados Norte e Oeste da prefeitura municipal, foi o primeiro a se desenvolver, como que desafiando a sequidão que assolava as imediações do prédio abandonado de tijolos de concreto. Depois, lá, pelos idos de 1980 e muito (lá se vão 30 anos) o empresário José Araújo resolveu por conta própria realizar a plantação de toda a avenida principal, iniciando de frente ao hoje Cine Quelipe, indo rumo até alcançar a frente do Premier Shopping.
Hoje, com o sol do meio dia ardendo, propiciando calor acima dos 40′ à sombra, nada mais agradável do que poder estar à sombra de uma dessas grandes árvores e até, como é o caso de hoje, observar o florecer destas espécies que escolhem o final da primavera para exporem suas belas flores.
FOTOS em 21/01/2019