O Fomentar, a ação do Goiás-Fomento, fundo para empréstimo ao pequeno empreendedor criado pelo governo do estado de Goiás, está sendo visto pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Planaltina como alternativa para alavancar a economia planaltinense e de todo o estado neste período entre e pós pandemia do Corona Vírus, a Covid-19, devido o amplo espectro em que o recurso pode ser utilizado e a taxa zero% de juros, que é 100% de responsabilidade do governo de Goiás.
Neste sentido e em parceria com a prefeitura municipal, através do Secretário da Agricultura Antônio Maurício Amorim, o China e do assessor Jacks Mariano Rocha a diretoria da Associação Comercial, tendo a frente o presidente Marcelo Henrique Pereira Pinto tem trabalhado, inclusive, preocupando-se com o pequeno produtor rural, que poderá, como autônomo ou empreendedor individual vir a receber o crédito e torná-lo ferramenta de produção em sua atividade, por isso a ACIAPLA, tem visitado o interior do minicípio e cadastrado aos interessados e possíveis beneficiários do Goiás Fomento.
Ontem, dia 28 de abril, uma comissão da Associação composta pelo presidente, pela vice-presidente Cleide Macêdo de Santana e pela secretária Mércia Custódia Lopes, passou o dia inteiro realizando o cadastramento de micro produtores do assentamento Cigano, região Norte do município, afeta ao distrito de São Gabriel, aonde fizeram mais de três dezenas de cadastros e receberam a visita do vice-prefeito José Venceslau de Sousa, do vereador Jailton Batista e do secretário da Agricultura, o popular China. Tudo ocorrendo na propriedade de dona Maria e Luiz Carlos, o Gauchinho que recepcionaram os produtores e as autoridades para um almoço de trabalho e cobrança de benefícios.
Os produtores presentes, especialmente a anfitriã, dona Maria, agradeceram as presenças das autoridades públicas e dos empreendedores da ACIAPLA, oportunidade em que disse da necessidade de se melhorar uma ponte que serve a rodovia municipal que dá acesso à GO118, tendo em vista às dificuldades de escoamentos da produção da região.
A pequena produtora dona Maria contatou o prefeito Cristiomário Medeiros, via celular, pedindo-lhe que transferisse para mais próximo de sua propriedade um tanque de resfriamento de leite, no que foi prontamente atendida, faltando tão somente os acertos de logística para a mudança de local do referido tanque, que já presta serviços noutra região.
O vice prefeito Zezinho do Planalto em sua fala, justificou a ausência do prefeito Cristiomário e se comprometeu com dona Maria e os produtores presentes a trabalhar para sanar o problema da ponte, explicando que a demanda da sede planaltinense está a consumir todo o governo, “mas, irei tralhar para que até o final deste ano possamos, melhorar aquela passagem. Sei que o prefeito fará de tudo para atender aos senhores neste pleito” disse.
O vereador Jailton Batista de Assis, o mais votado nas eleições do ano passado e que teve expressiva votação na região também acompanhou a ação da Associação Comercial e aproveitou para agradecer aos votos e se comprometer a auxiliar à região quanto aos seus problemas.
Já era passado das 16:00h. quando definitivamente os trabalhos foram encerrados e os dirigentes da Aciapla deixaram a região rumo à sede municipal.