BOMBEIROS DE PLANALTINA SOB COMANDO FEMININO

A Cia. de Bombeiro Militar de Planaltina foi criada a partir do 4º. Sub Grupamento  de Bombeiros de Goiás,isso em 2006, tendo como representante da corporação o então Ten. Juliano, hoje alto Oficial em Goiânia.

Depois de um começo difícil, sem nem ter lugar para organizar-se o sub Grupamento cresceu, consolidou-se e tornou-se Companhia e, ainda em sede alugada, prepara-se para tornar-se Batalhão.

O novo desafio do Corpo de Bombeiros de Planaltina, hoje com obrigações regionais, alcançando com seus serviços, além de Planaltina os municípios de São João d’Aliança, Água Fria de Goiás e Alto Paraíso de Goiás é o de  construir sua sede própria em terreno já doado pela prefeitura municipal e tornar-se Batalhão.

Para este desafio a corporação convocou a jovem oficial Gyovana da Cruz Martins, a Maj. Gyovana, que assumiu o comando da Companhia a 12 de julho próximo passado.

A Maj. Gyovana é goiana da capital, filha de  pais, ambos com mais de 70 anos de idade, a mãe imigrante nordestina e o pai goiano nativo. Gyovana iniciou sua trajetória como soldado em 2001, fez concurso para progressão na carreira  em 2003, foi a Sub-Oficial em 2004, tendo sido promovida a Major agora, a 02 de julho próximo passado, quando recebeu o convite para comandar a Companhia de Planaltina.

A Maj. Gyovana comanda um efetivo de 37 bombeiros entre cabos e tenentes, sendo a primeira mulher a assumir o posto em Planaltina. Solteira, bonita, sorridente, muito educada e tem merecido elogios de seus comandados tais como: forte, determinada e humilde. Diferenciada.

Planaltina recebeu a Major com expectativa muito positiva e, como sempre, apostando na sensibilidade e na competência da mulher.

A Maj. Gyovana, Comandante da Cia. de Bombeiros de Planaltina não perde o sorriso. “Gosto de desafios e não guardo o que é ruim na lembrança”, diz a Oficial.

Deixe uma resposta