LAGOAS QUE INCOMODAM

0

As Quadras 01 e 07 do Setor Norte de Planaltina, sempre foram vítimas das águas pluviais, sendo comum os registros de perda total de móveis e utensílios das casas construídas, inadivertidamente, nos lotes que estão nas baixadas do terreno ali existentes e que, por falta de um serviço competente de galerias pluviais, são invadidas pelas águas no período chuvoso.

Este final de 2022 está sendo de especial preocupação dos moradores daquelas quadras, já que a limpeza nas galerias de águas pluviais não foi feita adequadamente. “Nem recolher o lixo, o capim que cortamos por conta própria não foi recolhido”, lamentou o morador da Quadra 01 Norte, depois que no decorrer desta semana a enxurrada invadiu quintais e derrubou muros na quadra.

Uma das lagoas, a menor da Qda. 7 Norte. Aos fundos o muro da Escola Estadual, antigo Complexo 9.

“Essas lagoas que fizeram é um crime”, é o protesto da moradora da Quadra 7, mostrando o grande buraco a céu aberto, cheio de água barrenta, cercada de capim alto, tomando a todo MC – Módulo Comercial , área com, aproximadamente, 3 mil metros quadrados, no centro da Quadra, escavação feita com o objetivo de reter parte do grande volume de água que desce para aquela área. A moradora das proximidades alega com razão que, a lagoa é um perigo ficando totalmente aberta gerando preocupações quanto a possibilidade de queda de pessoas ali dentro, além do foco, criadouro de mosquitos, baratas e ratos sem nenhum controle. Além disso, parte da área central da Quadra 7, anexo ao MC, a construção de uma elevatória da captação do esgoto, divide o centro da Quadra em duas lagoas, sendo uma tomando todo o MC e a outra, toda  reserva para área esportiva, anexa ao Complexo Escolar 9, igualmente criticadas com razão pelos moradores. Próximo à elevatória de captação de esgoto algumas sacolas de lixo doméstico, demonstrando que, a área aberta também se presta a virar local de descarte de lixo por aqueles mal educados, existentes em toda cidade.

O lagoão da Qda.7 está causando pânico nos moradores. É água que cria mosquitos e mato que pode esconder até jacaré.

Na Quadra 01, Norte, área do mesmo baixio contíguo, ficando ao Sul da Quadra 7, a lagoa de contenção, tendo a Casa das Irmãs a Oeste e construção no MC a Leste como limites, apesar de menor do que as lagoas da Quadra 07 e estar devidamente cercada, está na mesma situação. Parte cheia d’água e a outra açoriada, carecendo de trabalho de limpeza por parte do poder público.

Um verdadeiro queijo suíço e não é de agora. Enquanto isso,  as redes sociais oficiais noticiam máquinas fazendo asfalto por todos os lados” , reclamam os moradores..

Todas as ruas de acesso aos locais alagados estão com o asfalto muito comprometido. Todas esburacadas as ruas são mais um problema para os moradores  que, apesar de estarem no centro de Planaltina, vivem sobressaltados pela água das chuvas e pela buraqueira que toma conta das ruas nas imediações.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here