A primeira reunião, Sessão Extraordinária, dirigida pelo novo presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Planaltina, Raimundo Nonato Martins, o vereador Raimundo Good’s, realizada neste 30 de janeiro, foi um bom teste para a nova mesa diretora, especialmente para Good’s.
O Projeto de Lei 0001/2023, apresentado no final de semana pelo chefe do Executivo trouxe uma polêmica necessária para o interior da Casa apesar de não ter sido debatido, nem merecido pareceres das Comissões Temáticas , devido o pedido de urgência imposto, gerando vaias e gritos “não vota” nas galerias e levando o presidente da Mesa, Raimundo Good’s a colocar o projeto em votação mesmo diante de protestos das galerias e do plenário
Em sessão extraordinária os vereadores aprovaram, sob a presidência de Raimundo Good’s o polêmico projeto 001/2023 proposto pelo chefe do Executivo.
A oposição pedia a retirada do projeto da pauta do dia e os professores da galeria, que estavam em cerca de 20, vaiavam o argumento da base do governo. O presidente do SINDIPLAG- Sindicato dos Servidores do município, João Edson Pereira de Carvalho, o Joãozão, também fez-se presente em silêncio. O novo presidente do Legislativo, sem dar ouvido aos apelos, levou o projeto à votação e os vereadores da base votarem a favor do Executivo, aprovando o Projeto na íntegra pelo placar de 09 X 04 em primeira votação e 10 X 04 e 10 X 04 nas segunda e terceira votações.
O Projeto autoriza ao prefeito gastar uma verba de 2,3 milhões, aproximadamente, originária do FUNDEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica que, por qualquer motivo tinha sobrado no fechamento das contas da Secretaria Municipal da Educação de 2022.
A oposição formada pelos Vereadores Carlim Imperador, Juninho Oliveira, Denis Franco e Genival Fagundes defendiam a “aplicação do recurso em rateio entre os servidores da Educação Municipal, já que os professores, especialmente, não receberam nenhum curso de formação continuada no decorrer do ano passado” e clamam por melhoria salarial, sempre protesgada.
Antes do debate a galeria quase vazia.
O teste foi feito: o novo presidente do Legislativo planaltinense, conforme o próprio dissera anteriormente à nossa reportagem, “Vamos trabalhar em sintonia com o prefeito pois, somos base de apoio deste governo e entendo que a harmonia entre o Executivo e o Legislativo são fundamentais”‘, explicou Raimundo Good’s quando em matéria, logo após sua posse em meados deste mês de janeiro.
Votaram pela aprovação: Teleomar, Isaías Oliveira, Hernandes, Fabio Paixão, Gaúcho, Vilmar Popular, Neto Nobre, Juvenir Aguiar, Tinica e Jailton.Batista.
Dois vereadores se ausentaram: Salvador de Paula, ex presidente e Isaías Oliveira na primeira votação e somente Salvador não compareceu às sessões do dia, tendo Isaías votado com o prefeito nas demais propostas.