TRANSPORTE DE PASSAGEIROS PARA BRASÍLIA

0

Duas empresas, atualmente, disputam mais de 12 mil usuários que, diariamente, vão e voltam para a  e da Capital da Republica.

Um Comitê Municipal de Transporte foi criado pelo poder público municipal de Planaltina, através do Decreto 009/2023 neste início de ano e  teve sua primeira reunião no dia 13/01, objetivando buscar soluções para os problemas do transporte de passageiros urbano e interurbano para o Distrito Federal.  No início do  trabalho, o Comitê elegeu como seu primeiro presidente o ex-vereador José de Sousa Filho, o popular Zé Narciso, pequeno empresário da área de transporte escolar.

Em conversa com nossa reportagem Zé Narciso falou sobre sua disposição de buscar melhorias para atender o usuário do transporte coletivo planaltinense, elogiando a sensibilidade do prefeito do município pela criação do Comitê e da confiança que nutre no sentido de alcançar junto com autoridades da área, melhores condições para o transporte local.

“O governador Ronaldo Caiado é sensível com o problema e para isso já criou a Região Metropolitana de Brasília, com o objetivo de buscar nos ajudar, neste sentido. Dizer que nosso serviço de transporte para o DF é péssimo, sem agir no sentido de ir atrás de melhorias é muito ruim”, disse Narciso a nossa reportagem.

Mas, esta Região Metropolitana de Brasília, vai ajudar em alguma coisa em Goiás, Presidente? perguntamos.

“Sim. Só ajuda. A visão do governador Caiado, que também é a nossa, vai no sentido de que o problema é nosso, de Goiás, apesar de nosso trabalhador ir para Brasília, explicou Zé Narciso, acrescentando, Brasília está sendo uma solução para nosso trabalhador do Entorno, então precisamos atender a este nosso trabalhador e a Região Metropolitana vai nos permitir subsidiar o transporte para Brasília, independente dela participar ou não.. Vamos trabalhar neste sentido”, concluiu o presidente.

A  José de Sousa Filho, conhecido Zé Narciso, ex-vereador petista, coube a responsabilidade de buscar saída para o grave problema do transporte de passageiros em Planaltina.

O Comitê é formado por quinze membros efetivos  e dois suplentes da comunidade, sendo três vindos dos quadros do Poder Executivo, quatro do Legislativo, quatro nomes dos Usuários e os outros quatro de Empreendedores e Agentes políticos interessados na questão. Os membros que compõem o Comitê são: Do Poder Executivo: Dr. Gilson dos Santos, Lindomar Ferreira de Castro e João Cordeiro do Nascimento; do Poder Legislativo: Vereadores Teleomar Alves Silva do Nascimento, Francisco Raimundo Oliveira de Sousa e Jailton Batista de Sousa; dos Usuários do Transporte: Jefferson Amador Alves do Nascimento, Vicente de Paula Ferreira de Almeida, Sonaria Rodrigues da Silva e Patrícia Marques dos Santos e Suplente Rogério Borges Conceição; e dos Representantes da Sociedade Civil: José de Sousa Filho, Regiane Santos Sousa, Roberto Marques Soares e Djalvys Alves da Costa, tendo como Suplente Luiz Carlos Sobrinho.

Zé Narciso nos informou ainda que, segundo as empresas que atuam na área, hoje, em Planaltina, são cerca de 12.5 mil usuários do transporte, diário, entre Planaltina e as várias localidades do DF (Planaltina-DF, Sobradinho, Paranoá, Asa Sul, Asa Norte, CIA, etc.) todas já servidas por linhas regulares e que precisam oferecer melhores serviços para atender a este significativo número de usuários.

“Inclusive os idosos estão sendo penalizados pela falta de recursos subsidiados, o que tem deixado as empresas em situação deficitária com a ausência de uma política pública que contemple a todos”, finalizou Zé Narciso. Ônibus surrados, mal conservados, maltratados pelas ruas esburacadas e longas jornadas diárias, lotados.

Nesta segunda-feira, o Comitê deixa reunião com a ANTT buscando melhor conhecer seu espaço de atuação para buscar as soluções propostas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here