O atual titular da EBEG – Engenharia Ltda., Dr. Ricardo José Roriz Pontes, autorizou nesta quarta feira (12/04) a escrituração do imóvel situado à QC 01, Lote 06, Centro, Setor Oeste, Loteamento Oficial de Planaltina, Estado de Goiás para a ACIAPLA – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Planaltina, atualmente presidida pelo empreendedor Marcelo Henrique Pereira Pinto.
Da esq. Marcelo Henrique (Pres. da ACIAPLA), Cleide Macedo (Rep. Da EBEG em Planaltina e vice pres. da ACIAPLA), Nio de Pádua (jornalista e ex-pres. da ACIAPLA) e Ricardo Roriz (Prop. da EBEG-Engenharia).
A HISTÓRIA
A ACIAPLA – Associação Comercial de Planaltina foi fundada em 1980, tendo como presidente o então contabilista AntoNio de Pádua Vieira, o popular, hoje jornalista Nio de Pádua que legalizou a instituição em 1982, portanto há exatos 41 anos passados.
No ano de 1981, conforme anotações de Doação, o pai de Dr. Ricardo Roriz, o senhor Antônio de Paula Pontes, o Tonico Pontes, que desde a década de 1970 desenvolvia um grande projeto de construção civil no Loteamento Oficial de Planaltina, foi visitado em seus escritórios em Brasília pelo então presidente da ACIAPLA, Nio de Pádua, que buscava um espaço, um terreno, para construção do Palácio do Comércio. Tonico Pontes depois de ouvir as ideias do então contador e líder do comércio local, resolveu fazer uma especial doação de uma área de 600m2, dois lotes de terreno, situados à QC 01, Lotes 06/07, Setor Oeste, no centro da cidade para consecução dos objetivos da ACIAPLA.
Dois anos depois da legalização da instituição, em 1984, Nio de Pádua deixa a presidência da ACIAPLA depois de murar um dos terrenos e construir uma sede rústica e ali estabelecer a casa definitiva da Associação com mesas, cadeiras para reuniões e móveis necessários para dar continuidade ao trabalho.
Resumindo, vários presidentes passaram pela direção da ACIAPLA até hoje, tendo inclusive, uma das diretoria vendido, negociado um dos imóveis, o lote 07; o doador, empresário Tonico Pontes adoeceu e veio a falecer depois do ano 2.000; a própria ACIAPLA doente por falta de empresários interessados ficou inerte por um longo período, até chegar em 2016, quando o comunicador Ricardo Farias chegou a presidência, tendo Marcelo Henrique Pereira Pinto como vice presidente.
Farias depois de dois anos de mandato e de reorganizar, até onde pode, a documentação da ACIAPLA que fora, literalmente, saqueada e abandonada pela inoperância dos antigos dirigentes, passou a presidência da instituição para Marcelo Henrique. Este, Marcelo, buscou formar nova diretoria e criar a iniciativas que pudessem reerguer a histórica instituição que, agora em 2023 completa 43 anos de fundada, tendo, neste período, especialmente nos seus vinte anos iniciais, prestado relevantes serviços a Planaltina.
O CARÁTER E O COMPROMISSO
O imóvel de propriedade da instituição abandonado, sem documentos e com um matagal tomando conta foi o que Farias e Marcelo encontraram.
Agora, a EBEG ENGENHARIA, empresa detentora de centenas de imóveis no município, inclusive do imóvel da ACIAPLA, faz uma parceria com a Imobiliária Macedo, empresa da vice presidente da Associação, a corretora Cleide Macedo para facilitar oferecer documentação aos muitos compradores de lotes da empresa construtora. E, Dr. Ricardo Roriz, agora único responsável pelos imóveis deixados sem documentação definitiva por seu pai, Antônio de Paula Pontes, o doador do imóvel à ACIAPLA lá nos idos dos anos de 1980, encontram-se para concluir a doação histórica.
Honrando o compromisso de Tonico Pontes da EBEG ENGENHARIA, seu filho Ricardo José Roriz Pontes assinou a Autorização de Escritura do imóvel para a ACIAPLA para alegria de Marcelo Henrique, atual presidente, Cleide Macedo, vice presidente e mediadora da assinatura e deste jornalista, ex-presidente e fundador da ACIAPLA e quem recebeu em 1981 a grande doação, vinda das mãos de Antônio de Paula Pontes, realizador de feitos empresariais memoráveis no Distrito Federal e no seu entorno.
Marcelo Henrique e Cleide Macedo (Presidente e vice da ACIAPLA) (esq.) agradeceram e reconheceram a nobreza do gesto de Dr. Ricardo Roriz da EBEG ENGENHARIA. (dir.)