A professora Sol Ramalho (foto), neste dia 20 de abril, prosseguindo trabalho sobre o escritor Bariani Ortêncio na Escola Estadual Militar de Planaltina, Profª. Lourdete de Fátima de Paiva Sufir, convidou para um sarau literário a membros da ALBPGO – Academia de Letras do Brasil em Planaltina, que lá estiveram participando do evento.
O diretor do estabelecimento de ensino, Ten-Cel PMGO Cardoso, recebeu os escritores e poetas da ALBPGO com as honras de praxes e a Profª. Drª. e Presidente da Academia, Sol Ramalho, conduziu os trabalhos do Sarau que contou com as presenças dos imortais da Academia Priscila Simone, Aloísio Ribeiro, Mary Sol Sousa, Lúcia Caetano e Nio de Pádua que, foram chamados a fazerem suas apresentações para um significativo número de jovens, que participou da programação do evento cantando e declamando poemas de Bariani Ortêncio.
O HOMENAGEADO
Bariani Ortêncio, hoje com 100 anos de idade é paulista de nascimento, tendo mudado para Goiás na década de 1950 e feito carreira de artista em várias áreas, dentre elas: escritor, poeta, teatrólogo, compositor, estudioso e propagador da cultura goiana.
(Da esq.) Nio de Pádua, Mary Sol Sousa, Sol Ramalho, Ten.CelPMGO Cardoso e Flávia Machado de Oliveira, gestora pedagógica da Escola.
O diretor Cardoso enfatizou em sua fala a necessidade do trabalho cultural dos jovens, dizendo que “a segurança, a paz deve ser objetivo de cada um de nós. A literatura e as artes em geral, nos levam para o caminho de fazer o bem. Creio que todos nós entendemos da necessidade de estarmos juntos”. A referência do diretor dizia respeito ao momento em que as escolas em geral estavam preocupadas com boatos, que corriam sobre possíveis ataques, desde o assassinato de crianças na Região Sul do país.
O encontro foi encerrado com a distribuição de doce de leite caseiro, uma das muitas receitas de Bariani Ortêncio contidas em suas publicações sobre a cozinha de Goiás.
Flávia Oliveira, Ten.Cel Cardoso, Sol Ramalho, Aloísio, Cleide Macedo (Vice-pres. da Associação Comercial local), Nio de Pádua e Mary Sol Sousa.
(Acima): alunos da Escola Militar Estadual de Planaltina e (Abaixo): Imortais da ALBPGO Priscila Simone, Mary Sol Sousa e Aloísio Ribeiro.
(Da dir): Flávia Oliveira, Ten.Cel Cardoso, Sol Ramalho, Lúcia Caetano e os professores: Delma, Ivanês, Rosemary e Eliene.