A professora do interior, Dona Joana, toma posse como vereadora de seu município para mandato de (1993 a 1996).
Cavalcante, cidade centenária do interior goiano, surgida na época da “caça ao ouro” empreendida pela coroa portuguesa, isso lá pelos meados do século XVIII e que mantém até hoje uma mina aurífera praticamente dentro da cidade, está homenageando uma de suas filhas ilustres, originária dos muitos negros escravos daquela época, que trabalharam nas escavações de ouro no rio Lava Pés: trata-se de dona Joana Furtuosa Maia.
Dona Joana, mãe de seis filhos, (cinco homens e uma mulher), esposa dedicada de pequeno produtor, criou a família e acolheu irmãs mais novas, isso, na zona rural de Cavalcante, onde também foi professora. Chamada para a política a partir de 1982, foi eleita vereadora, depois vice-prefeita, participando ativamente por cerca de 25 anos das decisões políticas do seu município e da região, deixando um legado invejável de retidão em suas ações. Foi vereadora entre 1993 e 1996 e vice prefeita no período de 1997 a 2000.
Uma história de luta e superação que inclue a direção do Colégio Estadual da cidade por longo período e que seus descendentes respeitam e seguem. Tanto que um dos filhos já foi eleito vereador por mais de uma vez e netos e netas hoje militam politicamente e contribuem para um Cavalcante progressista e democrático. O reflexo dessa luta de dona Joana está diretamente ligado a eleição de Vilmar Kalunga, o atual prefeito do município, um autêntico representante dos quilombolas que ali permaneceram após o declínio da mineração e a abolição da escravatura, tal qual os bisavós, os avós, pais e a própria dona Joana.
Ação Social. A então vice prefeita (1997 a 2000) ia ao encontro das comunidades para levar o carinho, a bola e o conhecimento.
A Câmara de Vereadores cavalcantense se rendeu ao inegável trabalho de dona Joana, que faleceu em 2019, propôs e aprovou o Projeto de Lei de número 1296/2023 já sancionado pelo prefeito. A Lei entrou em vigor no dia 21, próximo passado (21/06) dando nome ao Plenário da Câmara de Cavalcante de “Plenário Joana Furtuosa Maia”.
A homenagem, singela e sincera, alcançada por unanimidade dos vereadores, deixou a família orgulhosa dos feitos da Professora Joana que nunca conheceu dificuldades para levar adiante o nome e descrever as belezas naturais de Cavalcante, hoje uma das atrações turísticas muito visitada da Chapada dos Veadeiros e que ainda guarda sinais da história da escravidão e do período colonial brasileiro.
Da Esq. p/dir: Deputado Federal Pedro Chaves; governador Iris Rezende; prefeito Felipão com o microfone; dona Joana e Senador Manguito Vilela.
Ela era presente em todos os movimentos políticos de Cavalcante e da região, sempre apoiando candidatos vencedores para contribuírem com melhores políticas públicas para Cavalcante.
Aqui a mãe orgulhosa ao lado do filho ex-vereador Jurany Maia.
Dona Joana nasceu no interior do município de Cavalcante a 12 de maio de 1937 e faleceu na sede aos 82 anos, no dia 11 de dezembro de 2019.
REDAÇÃO: Jornalista Nio de Pádua com INFORMAÇÕES de: Sionílio Francisco Maia Filho.