Professores, na grande maioria mulheres e dirigentes de escolas, foram em defesa da manutenção da vice nas unidades.
A Câmara de Vereadores João Maurício Fontes em Planaltina viveu um dia de pressão, recebendo a visita de mais de uma centena de servidores da Educação municipal, inclusive a liderança de João Edson Pereira de Carvalho e a assessoria. Juriifica do Sindiplag fizeram-se presentes.
Os discursos e os votos foram na direção de atender aos servidores e contra a disposição do Executivo municipal de lucrar financeiramente com a adequação da nova Lei da Gestão Educacional Democrática, propondo a retirada da vice na direção das unidades escolares com até 250 alunos.
Na verdade o Sindicato dos Servidores – SINDIPLAG – já tinha feito junto ao prefeito, a Secretaria da Educação e ao Conselho Municipal da Educação a articulação necessária, mostrando que a ausência do vice nas escolas traria sérios prejuízos ao funcionamento das unidades alcançadas pela medida.
A pressão dos servidores da Educação municipal fez com que os vereadores discutissem outros assuntos, inclusive a dita “subserviência vergonhosa dos Vereadores da base” expressa pelo vereador oposicionista, Carlim Imperador.
E no final os servidores da Educação Municipal aplaudiram a legislação que irá conduzir a nova Gestão Democrática da área.
Atentos os servidores lotaram o
plenário Elizio Vaz.