RODOVIAS DF 131 E DF 128: A ESPERA

0

Há cerca de um ano foi iniciada pelo governo do Distrito Federal, a obra de pavimentação asfáltica da DF 131, trecho específico entre a DF 128 e a DF 205, chamada pela população da região de “estrada do Monjolo” por tratar-se da via que liga a comunidade da Faz. Monjolo, terras de um dos ramos da tradicional família Castro, de Mestre d’Armas, à BR 020.

Este trecho da DF 131, de aproximadamente 10 quilômetros de extensão, tem início na conexão com a DF 128, margeia o lado Leste da lagoa Bonita (nascente do ribeirão Mestre d’Armas) e segue rumo Norte passando pela Escola Rural do Monjolo e alcançando a DF 205. A mesma DF 131 segue na mesma direção até a divisa com Goiás, cruzando o rio Maranhão e indo até a linha imaginária do lado Norte do Distrito Federal.

A luta da comunidade do Monjolo tem mais de vinte anos para alcançar este benefício. Bastante observar que desde o governo do professor Cristóvão Buarque (PT/PDT),(1995/1998) que “o asfalto para a comunidade do Monjolo” era uma das pautas de discussão na região.

Agora a DF 131, finalmente, entra em sua fase final de construção que, ainda pode ser interrompida pelo período de chuvas que se aproxima. A ciclovia, uma parte do projeto, já está concluída, segundo morador da localidade mas, a parte do trânsito de carros em geral ainda falta conclusão da malha asfáltica, além do acabamento de bueiros e escoamento de água em geral.

A espectativa que a região guarda quanto a conclusão da DF 131 é a mesma que a região guarda quanto ao início da duplicação ou mesmo recuperação da DF 128, já que o trânsito de milhares de veículos que trafegam junto à reserva de Águas Emendadas, entre as duas Planaltina (GO e DF), certamente será desviado rumo ao Monjolo, alcançando a DF 205 e depois rumo Leste até o Posto Policial, de novo alcançando a DF 128 ou vice versa, numa volta calculada em cerca de 4,5 quilômetros, quando o morador de Planaltina deslocar-se rumo a Brasília.

Uma volta de mais 4 e meio a 5 quilômetros, que custará (indo e voltando a Brasília) mais um a dois litros de combustível diariamente, onerando mais o custo da passagem.

É aguardar e conferir.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here