pONTO DE vISTA – CAIADO X IBANEIS

3

É na estrada que cada governador mostra a que veio

Os governadores Ronaldo Caiado (UB) de Goiás e Ibaneis Rocha (MDB) do Distrito Federal não são farinha do mesmo saco. Caiado historicamente é um defensor do agronegócio, médico e fazendeiro; Ibaneis é, apesar de interiorano, urbano na sua plenitude, advogado e proprietário de residenciais urbanos. E as diferenças não param por aí.

Na preservação de estradas que não são ruas, ou seja, fora do perímetro urbano, os dois governadores vizinhos mantém distanciamento visível. Enquanto o primeiro, Caiado, busca manter uma malha viária inteira, ou seja, estradas cuidadas para o escoamento da produção inclusive bem sinalizadas, o segundo, Ibaneis coloca pardais e sinaliza (vide DF 128) enquanto deixa o asfalto sem reparos.

A diferença dos dois se expressa mais ainda nas rodovias limítrofes dos Estados. E aqui tendo como ponto de referência a DF 205 que na região do Alto Pipiripau é tomada pela GO 430 dentro do DF, rumo a Formosa, numa extensão de, aproximadamente 10 quilômetros. Lá na pontinha do mapa rodoviário do quadrilátero de Brasília, é visível a precariedade do asfalto de responsabilidade do DF.

Asfalto desgastado, esburacado, quando muito com tapa buracos mal feito em região de produção de areia industrial, gado, milho e soja dentro do Distrito Federal

Quando o motorista vindo de Formosa a Planaltina(GO) ou ao contrário, toca a divisa dos Estados, se não for conhecedor da região, leva um grande susto, pensa até que furou um pneu; à noite dá a impressão que entrou em estrada de chão, tamanha a diferença do piso em que trafega. O Distrito Federal relegou de vez aquele pedaço de estrada, é o que se depreende, enquanto Goiás recupera, faz recapeamento, sinaliza e mantém a estrada em perfeita conservação nos últimos anos.

São as diferenças de comportamento de homens públicos que, seguramente, deveriam ter um relacionamento mais amigável, para que aquele que faz sua obrigação pudesse auxiliar a aquele que, por razões desconhecidas, deixa de atender a uma demanda vital para as duas unidades federativas.

Sabe-se que Caiado e Ibaneis são dois turrões e nisso se parecem mas, neste caso das estradas, Ibaneis está ganhando feio em ignorância, pois o trecho de estrada está totalmente dentro do Distrito Federal. Aquilo pega muito mal para quem administra a Capital Federal.

3 COMMENTS

  1. Nio,
    A verdade é que Ibaneis tem feito grande obras entretanto, no que diz respeito a conservação, tudo está abandonado. Estradas, ruas, edificações e o mais grave, as cidades. Se encontram abandonadas e sem manutenção, a começar pelo centro da capital federal. O Caiado me parece um bom governador, entretanto, o histórico da família Caiado é tortuoso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here