pONTO DE vISTA – CANDIDATOS E POSIÇÕES EM PLANALTINA

0

Depois do fechamento da “janela partidária” usada pelos candidatos a vereadores e prefeitos dos mais de cinco mil municípios brasileiros para se situarem onde melhor lhes aprouvesse quanto a suas respectivas candidaturas, a pré-campanha está nas ruas de todo o país. Pré-candidatos já podem conversar sobre suas pretensões e os nomes nos para-brisas traseiros dos carros já são uma realidade.

Em Planaltina, município conhecido pela diversidade de correntes políticas, tende mais uma vez a apresentar mais de quatro candidatos a prefeito, apesar de não ter segundo turno, inviabilizando assim uma ação oposicionista mais efetiva, deixando o atual quadro de mandatários tranquilos quanto a alcançar a reeleição. Partido Progressista(PP), União Brasil(UB),Democrata Cristão (DC),  Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Solidariedade (SD), Partido Liberal, Partido Republicano Democrático (PRD) e Republicanos estão representados na Câmara de Vereadores e correm por fora ainda: PT, AGIR, PSOL e outros.

O atual prefeito Delegado Cristiomário Medeiros  mantém larga margem de vantagem nas pesquisas sobre seus concorrentes, que têm no Professor Zenilton o principal nome adversário, e isto não significando problema, já que Zenilton, apesar do bom desempenho eleitoral, foi derrotado pelo grupo de Cristimário em duas oportunidades: em 2020 quando concorreu para prefeito e em 2022 concorrendo para deputado estadual, tudo com diferença muito pequena.

No quadro do Legislativo os vereadores da atual legislatura em número de dezessete, dose deles estão nos partidos da base do atual prefeito Cristiomário, tendo sigla partidária que abriga até quatro desses nomes. O Partido Progressista (PP), por exemplo, vem com Raimundo Good’s, atual presidente da Câmara e ainda com Jailton Batista da Igreja Universal, Neto Nobre e Zé Luiz, suplente que assumiu com a cassação judicial de José Felix Junior, o Piloto, todos buscando a reeleição deles e do prefeito.

O União Brasil(UB), partido do governador Caiado vem com três nomes defendendo a reeleição de Cristiomário: Teleomar Nascimento, o Tel que é o líder do governo; Juninho e Juvenir ambos cooptados pela força do executivo e o mesmo ocorrendo com o MDB que tem Lincon e Gaúcho e o Democrata Cristão (DC) que vem apoiando a Cristiomário com Tinica, Fábio Paixão e Salvador de Paula. Todos estes apoiaram indistintamente a todas iniciativas do executivo pelos três anos e pouco de governo.

Os vereadores que ficaram fora do bloco governista são dois do Solidariedade (SD): Carlim Imperador e Isaias Oliveira, um do Progressistas: Victor Dimba; um do PL, Genival Fagundes e um do PRD, Denis Franco, sendo que este último já se lançou candidato a prefeito. Denis já detém dois mandatos de vereador e está sendo incentivado para um voo mais alto, o que provavelmente ocorrerá.

Frente ao quadro de divisão da oposição e o enorme volume de políticos já eleitos e buscando a reeleição junto com o prefeito, o senário é de absoluta tranquilidade dentro da atual administração que conta com o trabalho de obras, social, educacional e na área da saúde realizados pela prefeitura nos últimos três anos como respaldo de ações governamentais. A campanha, salvo redirecionamento da oposição, consolidará o quadro que se apresenta até agora, reelegendo tanto o prefeito quanto a maioria absoluta de vereadores.

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here