A Câmara de Vereadores de Planaltina concluiu com sucesso, apesar do atraso, o Projeto de Escolha do Hino Oficial do Município, neste passado dia 06 de abril.
Um cerimonial que contou a transmissão da TV Correio Web de Ricardo Faria, com a presença do prefeito municipal Cristiomário Medeiros, da Secretária da Educação Municipal, Profa. Eliete Ferreira de Oliveira, muitos vereadores, várias diretoras de escolas públicas municipais, o provocador cultural Gilson Vieira Monteiro e, aproximadamente, uma centena de estudantes do município foi realizado na Praça Jurandir Boaventura, a partir das 10:00h os compositores, músicos Joás Sousa Moreira, Rodrigo Rocha da Silva e o letrista, poeta AntoNio de Pádua Vieira, o popular Nio de Pádua, sob a orientação do presidente da Câmara de Vereadores, Salvador Pereira de Paula, levaram ao conhecimento dos presentes os Hinos a Planaltina, ambos feitos pelos três compositores presentes, para que ali fosse escolhido em definitivo o Hino Oficial do Município de Planaltina.
Aclamado o segundo hino apresentado, inscrito por Joás Sousa, que tem a seguinte letra, composta pelos três artistas:
“Do Planalto do Brasil/avistei a cidade sonhada/ Virtuosa Planaltina/ tão querida e muito amada/ cerrado de riquezas sem par/ nossas lagoas, nossos rios e nossa gente/ terra de braços abertos/ pra quem traz boa semente!
ESTRIBILHO
Branco e azul é a nossa bandeira/ cerratense no mastro se agita/ É o nosso pendão altaneiro/e minha’alma orgulhosa palpita/ Céu azul de horizonte distante/ nuvens brancas da paz/ existente/Planaltina, oh! Terra querida/ Minha vida e a alma da gente./
ESTRIBILHO
Dentro do meu coração/pulsa forte Planaltina/ suas terras e matas, sertão/cachoeiras de águas divinas/ verdes campos, cerrado, cascatas/ sua fauna de riqueza infinda/ no meu peito alegria desata/ meu lugar! meu amor, Planaltina!
E o ESTRIBILHO cantado após cada estrofe é:
Planaltina, Planaltina sua história tem valor/ Planaltina, Planaltina seu povo é trabalhador/ Planaltina, Planaltina quanta alegria me trás/ Palpita o meu coração/ oh!, meu tesouro de Goiás.
Já eram mais de 11:00h. quando os Hinos foram tocados e mostrados. A programação tomou ritmo de festa e os presentes confirmaram o Hino de Joás, Rodrigo e Nio de Pádua, campeão.
A Câmara de Vereadores deverá, nos próximos dias, aprovar legislação pertinente, legalizando o feito e, segundo o presidente da Câmara, “dar ciência a todo município e em especial ao universo estudantil para que o Hino Oficial do Município seja, de fato, o símbolo de Planaltina”.