terça-feira, maio 17, 2022
InícioPlanaltinaMORRE DR. PEDRO MENDES

MORRE DR. PEDRO MENDES

Dr. Pedro Mendes da Luz, advogado, jornalista, escritor, maçon, espiritualista. Faleceu nesta data.

O advogado, jornalista, escritor e político de origem maranhense, Pedro Mendes da Luz faleceu nesta manhã de 10 de Janeiro, depois de anos enfrentando uma enfermidade que o impediu de continuar suas atividades neste últimos cinco anos.

Dr. Pedro casou-se com jovem originária de Cavalcante, cidade do nordeste goiano, filha da tradicional família Magalhães e estabeleceu-se em Planaltina-DF na década de 70, ainda estudante de direito e com pequeno escritório de contabilidade, com o qual mantinha as despesas da família.

Em Planaltina-DF bacharelou-se, advogou e criou seus filhos e filhas, sem nunca deixar de participar, ativamente, dos movimentos que a sociedade mestredamense e brasileira faziam naqueles anos. Filiado ao MDB, sigla que nunca abandonou, enfrentou os últimos anos da ditadura militar como adversário do regime mas,  fiel escudeiro de José Sarney, seu conterrâneo e de quem era admirador confesso.

Nas décadas de 70 e 80 participou dos movimentos de fundação da ASCIP – Associação Comercial e Industrial de Planaltina-DF, tendo sido um de seus presidente; da abertura democrática do Distrito Federal, que, até então não tinha eleições para governador, além de, pessoalmente, fundar e escrever o jornal O Mestre d’Armas, mensário que sobreviveu por mais de 20 anos, enquanto teve saúde para buscar as notícias locais. Levado à condição de administrador regional a convite de sua amiga pessoal, então senadora Márcia Kubitscheck no final da década de 80, prestou inestimável serviço à Via Sacra ao Vivo, quando encaminhou pedido atendido pelo então governador José Aparecido de Oliveira para a construção definitiva do palco no Morro da Capelinha.

Espiritualista, maçon, poeta, mantinha a suas dispensas e com a ajuda de amigos a Casa da Sopa, onde alimentava uma centena de desafortunados. Foi, em meados da década de 90 um dos fundadores da Academia Planaltinense de Letras e Cultura e um de seus presidentes.

Dr. Pedro foi velado na antiga capela de São Sebastião em Planaltina-DF a partir das 8:00h da manhã, do dia 11/01, tendo sido sepultado às 16:00 horas no Cemitério local.

 

 

 

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

ANA C M S FIGUEREDO on DESTAQUE SOCIAL – Aninha Macedo –
Rock sem partido on O CARNAVAL FOI LIBERADO?
Terezinha on CORETO ABANDONADO
Terezinha on CORETO ABANDONADO
Edson Campelo de Amiranda on Ponto de Vista É PRECISO POLÍTICOS LOCAIS
Antonio de Pádua on Sobre
Antonio de Pádua on Sobre
Ceiça Nascimento on Sobre
LUCIANA FREITAS on Sobre
Tatiana Mourão on Sobre
admin on Sobre
Evando Meneses on Sobre