Cidade nova como Planaltina pós Brasília gera seus negócios, serviços e personalidades no calor do pioneirismo, devido o enfrentar das dificuldades existentes no início do povoamento. Isto os torna invariavelmente fortes. O Salão do Automóvel foi a primeira casa de negócio do ramo em Planaltina. Surgiu em 1987, na região da conhecida Esquina Sul.
Iniciando serviços de mecânica e venda de peças novas e usadas em meio ao redemoinho de poeira da nova cidade, Ananias de Paulo, o fundador do Salão do Automóvel buscava sua independência financeira e mesmo era necessário, como um dos mais velhos presentes, contribuir para a sobrevivência de uma família de quatorze irmãos, dos quais dez e os pais vieram do interior de Minas Gerais (Santana de Monhuaçu) direto para Brasília e depois para Planaltina.
Hoje os filhos de Ananias tocam o negócio e o pioneiro está sempre por perto com sua experiência e tino comercial para, segundo ele, “só para orientar quando pedem, mas nem precisa. São mais modernos do que eu que usava um caderno para anotar as coisas. Eles tem o computador e tudo ficou mais fácil”, explica.
O negócio do Salão do Automóvel caminha para completar 33 anos e os filhos do pioneiro mantém o slogam “Fazendo amigos e bons negócios em Planaltina” e agora acrescentaram, “desde 1987”.