segunda-feira, maio 16, 2022
InícioPlanaltinaNASCENTES DO RIO TOCANTINS

NASCENTES DO RIO TOCANTINS

Buritizal a margem da lagoa Formosa
Parque Ecológico em Planaltina, nascente do ribeirão Pãina.

As águas do caudaloso e importante rio brasileiro, que corre rumo Norte para alcançar o estuário do Rio Amazonas, na Ilha Marajó, o Tocantins tem nascentes, as mais altas, no Planalto Central Brasileiro.

O rio Maranhão, confundido pelos menos observadores como divisa Sul do município de Planaltina, tem nascentes fortes e de águas límpidas em três localidades distintas nas proximidades e até dentro do perímetro urbano planaltinense.

A lagoa Formosa, lençol hídrico exposto de 16 quilômetros de extensivo por 1 quilômetros de largura, é a referência maior de onde brota o rio Maranhão, um dos maiores senão o maior afluente do rio Tocantins.

Outra nascente, o ribeirão Pãina, curso de água nem tão volumoso que corta a sede planaltinense pelo lado Sul, nasce em duas fontes distintas, uma delas dentro do Parque Ecológico de Planaltina e a outra, a aproximadamente 500 metros acima da primeira, fundos do conhecido Clube do Espingarda.

O rio Maranhão forma-se quando recebe as águas do ribeirão Veredão, águas Norte da reserva florestal de Águas Emendadas e torna-se mais forte quando recebe as águas do Pãina, que já se juntara às águas do Lambari, formando o Contendas e daí para o Maranhão que irá ainda receber o rio Tigre, outro de águas planaltinenses, rumo ao Tocantins, já a Oeste do município, marcando divisa com Mimoso de Goiás, Padre Bernardo.

Artigo anteriorDINHEIRO PARA NEGÓCIOS
Próximo artigoPEIXES EM PROFUSÃO
RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

ANA C M S FIGUEREDO on DESTAQUE SOCIAL – Aninha Macedo –
Rock sem partido on O CARNAVAL FOI LIBERADO?
Terezinha on CORETO ABANDONADO
Terezinha on CORETO ABANDONADO
Edson Campelo de Amiranda on Ponto de Vista É PRECISO POLÍTICOS LOCAIS
Antonio de Pádua on Sobre
Antonio de Pádua on Sobre
Ceiça Nascimento on Sobre
LUCIANA FREITAS on Sobre
Tatiana Mourão on Sobre
admin on Sobre
Evando Meneses on Sobre