sábado, maio 21, 2022
InícioPlanaltinaCPI DA COVID-19 EXISTE EM PLANALTINA?

CPI DA COVID-19 EXISTE EM PLANALTINA?

Vereadores (dir.) Fábio Paixão(Solidariedade) Relator; Piloto (Dem), Presidente; e Juvenir Aguiar (PROS), Vice-presidente comandam a CPI invisível em Planaltina.

As Câmaras de Vereadores do interior brasileiro representam, de fato, a sociedade na sua origem com suas múltiplas facetas seja de manutenção de velhas e atrasadas práticas, seja na determinada busca de alcançar progresso, de melhorias sociais.

Planaltina, cidade com pouco mais de sessenta anos, que comanda um município emancipado em 1891; que conta com mais de 100 mil habitantes, na sua grande maioria não nativos, vive situação curiosa no decorrer dos últimos dois anos, em virtude da pandemia da Covid-19.

As primeiras verbas advindas do Governo Federal foram recebidas e aplicadas por um grupo político, mais precisamente pelo governo de Maria Aparecida dos Santos, a dona Cida (PROS), que governou do início de 2020 até o final, quando perdeu nas eleições para o grupo político do Delegado Cristiomário Medeiros (PSL), que assumiu a 01 de janeiro de 2021.

Agora, início, já meados de 2021, acompanhando o desenrolar no Congresso Nacional que, tangido pelo STF – Superior Tribunal Federal- instalou a CPI da Covid 19 no Senado Federal, a Câmara de Vereadores planaltinense instalou a CPI da Covid-19 em Planaltina, instrumento que vem investigando os caminhos dos recursos federais recebidos pela municipalidade.

No entanto, o que mais impressiona nos trabalhos da CPI Planaltinense é o seu absoluto sigilo.

“Quero avisar aos que portam celular aqui no plenário, que não é permitido gravar nada desta sessão”, disse o presidente da CPI, vereador Piloto (Dem) ao jornalista que fazia cobertura da sessão ocorrida no dia 5 de junho, segunda-feira. Naturalmente que o profissional da imprensa local retirou-se da reunião e, já fora do plenário foi alcançado pelo vereador presidente que explicou: “Não entendi, mas desde o início dos trabalhos proibiram as gravações da CPI. Desculpa aí”, disse, deixando o jornalista mais encabulado.

O que se conclui é que apesar da instalação da CPI em tempo hábil, o que se produz nas oitivas, nos interrogatórios não se pode transmitir para o conhecimento geral.

Assim é que ficarão questões: Qual prefeito de Planaltina recebeu mais recursos para combate à Covid 19, dona Cida ou Cristiomário? Os recursos foram e estão sendo aplicados a contento? Quantas mortes foram registradas pela Covid-19? Quais equipamentos hospitalares foram adquiridos pelas verbas da pandemia? Com a palavra os membros da CPI da Covid-19 em Planaltina.

Vereadores da CPI, advogados, funcionários para interrogatórios mas, de portas fechadas e sem poder transmitir para a sociedade.
RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

ANA C M S FIGUEREDO on DESTAQUE SOCIAL – Aninha Macedo –
Rock sem partido on O CARNAVAL FOI LIBERADO?
Terezinha on CORETO ABANDONADO
Terezinha on CORETO ABANDONADO
Edson Campelo de Amiranda on Ponto de Vista É PRECISO POLÍTICOS LOCAIS
Antonio de Pádua on Sobre
Antonio de Pádua on Sobre
Ceiça Nascimento on Sobre
LUCIANA FREITAS on Sobre
Tatiana Mourão on Sobre
admin on Sobre
Evando Meneses on Sobre