domingo, maio 22, 2022
InícioDFAplicativo leva ao cidadão informações agropecuárias

Aplicativo leva ao cidadão informações agropecuárias

Disponível para Android e iOS, o app Emater-DF informa preços oficiais da Ceasa, eventos, notícias e conecta produtor à assistência técnica e extensão rural

Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A partir de agora, qualquer cidadão pode ter acesso a informações sobre agropecuária, cotação oficial de produtos da Ceasa, eventos da Emater-DF, notícias agrícolas e muito mais diretamente no smartphone. O aplicativo Emater-DF, já disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, pode ser baixado gratuitamente.

No entanto, no caso do produtor rural, são oferecidas informações específicas, tais como o Cartão do Produtor Rural, no formato digital, e documentos como a Declaração de Atividade, Declaração Ceasa e Declaração Conab. As declarações estão em fase de teste, mas nos próximos dias já estarão disponíveis.

“Com o aplicativo, as pessoas vão ter informações e serviços diversos sobre a agricultura no DF”, diz a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca

A demanda para a produção de um aplicativo que pudesse suprir o cidadão em geral com informações sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), eventos, além de documentos imprescindíveis ao produtor rural partiu da presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

Segundo a dirigente, como gestora pública, era imprescindível oferecer esse serviço ao cidadão e ao produtor rural do Distrito Federal. “O olhar do nosso governo é voltado para atender às necessidades de todas as pessoas que moram no DF”, afirma Denise.

“Como a Emater-DF tem uma relação direta com os produtores rurais, a gente acaba sendo esse elo entre o público rural e o urbano. Com o aplicativo, as pessoas vão ter informações e serviços diversos sobre a agricultura no DF”, acrescenta a presidente da Emater-DF.

O gerente de Tecnologia da Informação (Getin) da empresa, Fabrício Portes Braga, considera o aplicativo mais uma ferramenta de aproximação entre a Emater-DF e os produtores rurais.

Os desenvolvedores levaram em conta as demandas dos escritórios da empresa, experiências de outros aplicativos e o perfil dos produtores rurais do DF

“Além de ser uma conexão com o usuário, o aplicativo será o ponto de partida para agregar mais funcionalidades à ferramenta, como o auxílio na administração rural, controle de despesas e receitas da propriedade, previstos para o próximo módulo em desenvolvimento, que será a caderneta do produtor. Nosso sentimento é de felicidade por termos lançando esse aplicativo, que foi desenvolvido aqui dentro e é uma demanda antiga”, esclarece.

Fabrício Braga informou também que a próxima entrega será a integração com o assistente virtual (chat). Com essa ferramenta, em fase de contratação, o produtor poderá sanar dúvidas frequentes por meio de respostas automáticas, diretamente pelo WhatsApp, ou ser transferido, caso prefira atendimento humano. A previsão é que esteja em funcionamento até o final deste semestre.

Experiência do consumidor

No aplicativo Emater-DF todo o processo de construção levou em consideração o User Experience (UX, do inglês, experiência do consumidor). O UX releva questões funcionais e práticas, todo o lado emocional da experiência, as facilidades e as necessidades do usuário de acordo com o seu perfil.

Nesse caminho, os desenvolvedores levaram em conta as demandas dos escritórios da empresa, experiências de outros aplicativos e o perfil dos produtores rurais do DF.

“O app Emater-DF foi pensado para todos os cidadãos que tenham interesse em assuntos relacionados à agricultura, assistência técnica e extensão rural. Mas, ele oferece mais facilidades para os produtores rurais, que passam a ter um canal rápido e seguro, onde pode ter documentos, cotações. Nossa intenção é fazer o usuário ter todas as suas necessidades atendidas”, afirmou André Moraes, assessor da direção e um dos desenvolvedores do sistema.

Para usar o Emater-DF, basta acessar o Play Store para sistema operacional Android ou App Store, para o sistema iOS, da Apple. O usuário pode fazer um cadastro simplificado com nome e e-mail, no entanto, dados completos permitem uma navegação irrestrita.

*Com informações da Emater-DF

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

ANA C M S FIGUEREDO on DESTAQUE SOCIAL – Aninha Macedo –
Rock sem partido on O CARNAVAL FOI LIBERADO?
Terezinha on CORETO ABANDONADO
Terezinha on CORETO ABANDONADO
Edson Campelo de Amiranda on Ponto de Vista É PRECISO POLÍTICOS LOCAIS
Antonio de Pádua on Sobre
Antonio de Pádua on Sobre
Ceiça Nascimento on Sobre
LUCIANA FREITAS on Sobre
Tatiana Mourão on Sobre
admin on Sobre
Evando Meneses on Sobre