terça-feira, maio 17, 2022
InícioDestaqueAcidente com colheitadeira derruba 5 postes em Planaltina

Acidente com colheitadeira derruba 5 postes em Planaltina

Na Um acidente com uma máquina agrícola do tipo colheitadeira atingiu a rede elétrica do Núcleo Rural Rajadinha, em Planaltina, e causou uma interrupção na região neste último fim de semana.

Por ACOM Neoenergia

Cinco postes precisaram ser substituídos e, após um trabalho complexo ao longo de todo o domingo, as equipes da Neoenergia Brasília restabeleceram o fornecimento de energia no local.

Incidentes como esse reforçam que a segurança é um dos itens mais importantes quando se trata de energia elétrica. Por isso, a distribuidora organizou dicas voltadas especialmente para quem vive e trabalha na área rural.

O manejo dos equipamentos, normalmente utilizados no plantio e cultivo de vegetais, como a colheitadeira, exige uma atenção maior ao ser manejado, sempre com o cuidado de mantê-la distante da rede elétrica. São orientações simples e que fazem diferença na manutenção da segurança e na diminuição dos riscos de acidentes.

Um dos principais cuidados se refere à distância segura da rede elétrica. Ao utilizar máquinas agrícolas, caminhões graneleiros e basculantes em uma área que tenha fiação, é essencial que eles se mantenham distantes para evitar o contato com a rede elétrica. A atenção deve ser redobrada durante o deslocamento do maquinário.

Caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário. Neste caso, deve-se chamar imediatamente a distribuidora, que desligará o fornecimento antes de resgatar o condutor.

A estrutura da rede não deve ser movida ou tocada para a passagem de veículos. Isso vale também para os estais (cabos de aço que auxiliam a sustentação do poste). Eles jamais devem ser retirados para abrir espaço para plantação.

ÁGUA – A atenção no manuseio se aplica ainda a outros itens, como galhos e cipós. Além disso, é preciso abaixar as barras do pulverizador ao passar próximos aos fios da rede elétrica. Da mesma forma, o uso de água deve seguir protocolos de segurança de modo a garantir a segurança de quem manuseia equipamentos de irrigação. Aliado a isso, é necessário ter atenção ao regular o mecanismo em áreas próximas de redes elétricas. Se o jato de água atingir os fios, pode ocorrer curto-circuito.

Moradores e trabalhadores do campo também precisam se atentar às espécies de árvores existentes em áreas próximas à rede. A orientação é evitar o plantio de cana-de-açúcar, eucalipto e outros tipos de árvores frutíferas ou ornamentais de grande porte sob as linhas de transmissão e redes de distribuição.

Os galhos podem tocar acidentalmente na fiação e interferir no fornecimento da energia, causando acidentes e o desligamento da linha. Se for necessária a realização da poda da vegetação, verifique, primeiramente, se ela não está em contato ou próxima à rede. Caso esteja, ligue para a distribuidora e solicite o serviço. Assim, todos se mantêm seguros.

QUEIMADAS – Por fim, é importante lembrar que queimadas perto de linhas de transmissão são proibidas. Mesmo o calor do fogo pode danificar os cabos e as estruturas, causando a quebra dos fios devido ao calor, que pode provocar acidentes e o interrupção do fornecimento de energia. De forma semelhante, a Neoenergia Brasília orienta a evitar queimar lixo doméstico em quintais ou em frente à sua casa, pois o fogo pode atingir a rede elétrica.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

ANA C M S FIGUEREDO on DESTAQUE SOCIAL – Aninha Macedo –
Rock sem partido on O CARNAVAL FOI LIBERADO?
Terezinha on CORETO ABANDONADO
Terezinha on CORETO ABANDONADO
Edson Campelo de Amiranda on Ponto de Vista É PRECISO POLÍTICOS LOCAIS
Antonio de Pádua on Sobre
Antonio de Pádua on Sobre
Ceiça Nascimento on Sobre
LUCIANA FREITAS on Sobre
Tatiana Mourão on Sobre
admin on Sobre
Evando Meneses on Sobre