Home Curiosidades QUAL É A TEMPERATURA NORMAL DO CORPO HUMANO?

QUAL É A TEMPERATURA NORMAL DO CORPO HUMANO?

0

Existe uma temperatura normal para o corpo humano? Embora os 37 °C tenham se popularizado como “a temperatura normal”, ela pode variar ao longo do dia em cerca de 0,5 °C como resultado de processos normais fisiológicos, como o sono, variações metabólicas e conforme a atividade de cada pessoa em seu dia a dia.

Isso demonstra que, na realidade, não há uma temperatura corporal normal exata. Cada ser humano tem seu próprio “normal” — e até isso será um valor móvel e não fixo.

Faixa corporal de temperatura

(Fonte: Mufid Majnun/Unsplash)(Fonte: Mufid Majnun/Unsplash)

Quando tratamos da medida de temperatura de nosso corpo, o melhor é pensarmos em termos de faixa de temperatura corporal. Isso porque ela sobe e desce ao longo do dia, mas permanece dentro de um recorte, que pode variar conforme sua idade e a região do planeta em que você viva.

A maior parte da flutuação dos valores acontece pela manhã, quando são mais baixos, e no fim da tarde, momento em que os índices sobem. Essa variação pode ser da ordem de até dois graus. A melhor forma para que você consiga determinar a sua faixa de temperatura é verificar três vezes ao dia, em horários que sejam fáceis de lembrar, como manhã, meio-dia e à noite.

Mantendo um registro destes resultados, é possível calcular a média e identificar o que é o “normal” para você em diferentes momentos do dia. Também é importante ter em mente que outros fatores podem influenciar os valores, como o uso de medicamentos como paracetamol e ibuprofeno, bem como de anti-inflamatórios.

Em termos gerais, as faixas de temperatura do corpo ficariam desta maneira, conforme a fase da vida:

  • Bebês e crianças até 10 anos: 35,5 °C a 37,5 °C;
  • De 11 a 65 anos: 36,4 °C a 37,6 °C;
  • Acima de 65 anos: 35,8 °C a 36,9 °C.

Qual temperatura indica febre?

(Fonte: Winel Sutanto/Unsplash)(Fonte: Winel Sutanto/Unsplash)

Questionar qual seria o número normal para a temperatura corporal é uma pergunta muito comum de ser feita, em especial nos momentos em que sentimos que algo pode estar se passando em nosso corpo e precisamos identificar se estamos doentes.

O aumento da temperatura corporal é um bom sinal: o sistema de defesa do corpo está protegendo nosso organismo de alguma infecção, inflamação ou lesão. Como mostramos acima, a faixa de valores indica que a determinação do que é febre dependerá da idade de cada pessoa. Para bebês em fase de amamentação até o terceiro mês de vida, por exemplo, só é considerado febre se o valor estiver acima dos 38 °C. Nos Estados Unidos, considera-se febre apenas acima de 38 °C.

Há referências na literatura médica que apontam 37,5 °C como valor de corte, mas entre os médicos tem prevalecido o consenso de compreender febre a toda temperatura maior ou igual a 37,8 °C. A partir desta faixa, os profissionais de saúde quantificam a gravidade do estado infeccioso:

  • Leve: até 38,5 °C;
  • Moderado: 38,5 °C a 39,4 °C;
  • Grave: 39,5 °C para cima.

Quais termômetros são mais eficazes?

(Fonte: Maksim Goncharenok/Pexels)(Fonte: Maksim Goncharenok/Pexels)

Existem três dispositivos comuns para aferição da temperatura corporal: os de contato (eletrônico digital) e os remotos (temporal e timpânico com sensor infravermelho). Ambos conseguem, geralmente, medir a temperatura em menos de 1 minuto.

O de contato digital é considerado o mais prático e acessível para uso pessoal, podendo ser usado em crianças, jovens, adultos e idosos. Os remotos são mais caros, mas são outra boa opção para o uso cotidiano. Receberam o aval da literatura médica no que tange sua precisão, e são muito confortáveis, já que basta apontá-lo para a testa e apertar um botão para descobrir qual a temperatura do corpo.

Os antigos termômetros de vidro que utilizam mercúrio deixaram de ser comercializados em virtude do risco que ofereciam. Uma eventual quebra, além do risco óbvio de causar um ferimento de corte, também levava à dispersão do mercúrio, elemento químico tóxico. Caso você possua um, descarte-o em uma embalagem plástica e o deposite em locais que realizam descarte de lâmpadas fluorescentes.

Qual a maneira correta de medir a temperatura?

(Fonte: Gustavo Fring/Pexels)(Fonte: Gustavo Fring/Pexels)

Para que não haja influência considerável de alimentos ou bebidas, aguarde entre 30 e 40 minutos antes de medir a temperatura. Dito isso, vamos aos passos:

  • Enxugue a axila antes de iniciar;
  • Acomode a parte mais fina do termômetro no meio da axila;
  • Mantenha o braço apertado e aguarde o sinal sonoro. No caso de medição em crianças, procure conter os movimentos dela.

Especialistas indicam que, em dias quentes, você refaça a aferição após retirar o termômetro. Se sua leitura estiver acima do normal, mas não houver nenhum outro sintoma, passe a monitorar a temperatura em intervalos regulares. Sem outros sinais, pode ser que a temperatura retorne ao normal no próximo dia.

Caso a temperatura seja alta, paracetamol e ibuprofeno podem aliviar a febre, mas o ideal é que sejam indicados por um médico. E faça a ingestão do máximo de líquidos possível, pois auxilia ao corpo a eliminar infecções.

Fonte: MegaCurioso

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here