domingo, maio 22, 2022
InícioDestaqueCLDF debate criação do Parque da Pedra Fundamental em Planaltina

CLDF debate criação do Parque da Pedra Fundamental em Planaltina

Planaltina abriga a pedra fundamental do DF, instalada em 1922

Francisco Espínola – Agência CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza audiência pública remota nesta quarta (11) para discutir a proposta que cria o Parque Urbano Pedra Fundamental, na região administrativa de Planaltina, que é a localidade mais antiga do DF. O evento tem origem em requerimento apresentado pelo deputado Cláudio Abrantes (PSD). Aberto à participação de toda a população, o encontro pela internet tem início previsto para às 19h30 e será transmitido pela TV Câmara Distrital no YouTube.

Foram convidados para a audiência pública o administrador regional de Planaltina, Antônio Célio Rodrigues; o secretário de Estado de Cultura, Bartolomeu Rodrigues; o presidente da Terracap, Izidio Santos Júnior; a diretora de Implantação de Unidades de Conservação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Carolina Lepsch Kenupp Amario; o superintendente do Iphan no DF, Saulo Santos Diniz; e Francisco de Assis Peres Soares, subsecretário de Programas e Projetos da Secretaria-Executiva de Cidades, órgão vinculado à Secretaria de Governo.

Também foram chamados a participar representantes de instituições como a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), a Superintendência da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e a Secretaria de Estado de Governo do DF.

O deputado Cláudio Abrantes afirma que “o parque chega para assegurar a proteção integral da flora e da fauna da área, conciliando essa destinação com sua utilização para fins educacionais e culturais”.

Pedra Fundamental

O debate terá como ponto de partida o projeto de lei complementar nº 87/2021, que cria o parque e foi proposto pelo parlamentar pessedista com dois objetivos principais.

Do ponto de vista histórico e cultural, o parque visa preservar o local da Pedra Fundamental. Ela foi inaugurada em 1922 como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil em uma colina localizada a 7 km do centro histórico de Planaltina. O local está situado dentro do quadrilátero do novo Distrito Federal demarcado pela Comissão Exploradora do Planalto Central – Missão Cruls.

Já sob a análise ambiental, a área passa a ser reconhecida como de importância vital para a qualidade de vida da população de Planaltina, garantindo uma conformação urbanística pouco adensada, com áreas verdes e destinadas para a recreação e o lazer ecológico.

RELATED ARTICLES

Deixe uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

ANA C M S FIGUEREDO on DESTAQUE SOCIAL – Aninha Macedo –
Rock sem partido on O CARNAVAL FOI LIBERADO?
Terezinha on CORETO ABANDONADO
Terezinha on CORETO ABANDONADO
Edson Campelo de Amiranda on Ponto de Vista É PRECISO POLÍTICOS LOCAIS
Antonio de Pádua on Sobre
Antonio de Pádua on Sobre
Ceiça Nascimento on Sobre
LUCIANA FREITAS on Sobre
Tatiana Mourão on Sobre
admin on Sobre
Evando Meneses on Sobre