“AQUI SÓ FALAMOS A VERDADE”, disse o dirigente maior da Amazônia Inter.

0

João Marques, empresário e principal dirigente da Amazônia Inter Turismo

Em entrevista (live) que durou mais de uma hora, o empresário e principal diretor da empresa de ônibus Amazônia Inter Turismo, João Marques, natural de Patos de Minas, que adquiriu a empresa Viação Expresso Planaltina, falou sobre seus planos para a empresa que presta serviço de transporte de passageiros na região de Planaltina, mais precisamente, transporte interestadual para o Distrito Federal e intermunicipal para Formosa.

Os jornalista do Brasilinha Notícias e eu de O Recado News, assim como Jefferson Amador, usuário do transporte urbano local fomos recebidos no escritório do empresário, localizado nos altos do Setor Norte, proximidades do Cemitério Redenção, tendo aos fundos a Vila Barrolândia, na garagem da empresa, em encontro iniciado próximo às 18:00h desta quarta-feira, 24 de maio.

Descontraído, o empresário em nenhum momento demonstrou-se incomodado com as perguntas formuladas pelos jornalistas, sempre pronto a ouvir “tenho a noite inteira para vocês” disse em mais de uma oportunidade para demostrar seu interesse em responder aos nossos questionamentos inclusive, a questionamentos vindos através das redes sociais.

Em meio a planilhas, documentos diversos e disposição João Marques nos recebeu.

Contando com uma frota total, segundo João Marques, de 86 ônibus, dos quais 76 compõem a frota de serviços para o Distrito Federal e o restante para atender a Formosa, o empresário respondeu a questões como : “O senhor não acha que o serviço da sua empresa está precisando melhorar?” “E os maltratos a idosos, como o senhor explica?” “O senhor tem noção do quanto estão atrasando os ônibus da Amazônia?” “Como o senhor viu uma semana com três ônibus de sua empresa sendo queimados ?” E os ônibus presos pela ANTT?” Todas estas e outras indagações foram respondidas pelo dirigente que vez ou outra chamava sua auxiliar para esclarecimentos.

“Não há dúvida de que podemos e teremos um transporte melhor de Planaltina a Brasília e vice-versa, a medida em que renovarmos nossa frota disse Marques. “Para começar do início (brincou), fizemos um planejamento a partir de 2020, quando compramos a empresa anterior e projetamos, frente aos números que tínhamos disponíveis, uma melhoria da frota em 80% (ônibus novos) até 2024. A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que é quem nos dá a base legal para funcionamento, já cobrava e previa melhorias e isso nós faríamos. Mas, as dificuldades surgiram quando houve a disparada nos preços dos combustíveis e o impedimento de se aumentar a tarifa. Estamos há dois anos com defasagem no preço da passagem. Como renovar a frota? Agora é que estamos encorporando quinze novos carros a frota e 2024 chegando, sem conseguirmos nossa melhoria desejada. A empresa tem de se pagar, de dar possibilidade de manutenção, senão passa a dar prejuízo e a não atender seu objetivo que é, melhorar as condições de transporte do usuário, do nosso passageiro”.

” O distanciamento entre pessoas, a desunião não traz benefício e a cidade cresce mas, tendo problemas ainda maiores. É preciso trabalhar contra isso.”

“Além disso, a empresa tem tido um gasto extra de, aproximadamente, 600 mil reais por mês, devido ter de realizar o transporte gratuito de passageiros dos bairros distantes, já que o município não dispõe de transporte municipal. Isso é feito em respeito ao nosso passageiro que, seria sacrificado em mais 2, 3 reais para chegar até nossos ônibus. É preciso explicar que nosso compromisso com a ANTT, que nos fiscaliza, é o de fazer o transporte de rodoviária (Planaltina) a rodoviária (Plano Piloto)”, explicou o empresário. Como fazer para melhorar? “Já estivemos com o poder público local mas, não há demonstração de interesse. O subsídio, que é dinheiro que o governo dispõe de nossos impostos para baratear o preço das passagens e assim, permitir que a empresa realize as melhorias necessárias seria a solução. Entendo que visto a distância, as condições salariais o passageiro de Planaltina já vive sacrificado com o transporte. Sem subsídio continuaremos com este nível de transporte, o que é muito ruim para todos” concluiu.

Ônibus com goteira, com elevador sem funcionar são comuns pelas dificuldades existentes. Nas ruas alagadas e esburacadas os carros dão defeitos que são corrigidos na garagem.

“Quanto ao transporte gratuito, aos idosos de mais de 65 anos, não temos mais problema. O que está nos deixando preocupados é uma Carteirinha de Idoso expedida pela prefeitura local, para idosos de 60 anos e para os quais não temos a obrigação de transporta-los senão após os 65 anos. No entanto, por falta de informações que deveriam ser dadas pela prefeitura, o que não acontece. Vocês podem,agora, nos ajudar nisso”, pediu. “A carteirinha da prefeitura servirá quando o município tiver o transporte dentro do município”, explicou.

Os ônibus da Amazônia são verdes, como sugere o nome mas, até hoje as cores do Expresso Planaltina ainda estão em grande parte dos carros.

Mas, e porquê não temos mais de uma empresa aqui, “seu’ João? Perguntei. “Não desmerecendo o estabelecimento: empresa de ônibus não é uma padaria”, pensei com minha índole de repórter: o capital investido é muito maior. Nada… “A Empresa de ônibus recebe uma incumbência da ANTT e tem de cumprir, no entanto o preço do diesel, dos pneus, da mão de obra especializada é a mesma para qualquer empresa. Com a panificadora não é assim. Se tenho informações de que o mercado só cabe um prestador de serviços e não tenho outro caminho para concorrer, não vou ariscar colocar minha empresa para ter prejuízo. Estamos hoje operando tirando do próprio bolso entre 300 e 400 mil reais mês. Aqui é assim: se vier outra empresa, as duas irão quebrar. Daí não ter concorrência. Empresário não vem para perder dinheiro e ainda ser maltratado”, disse continuando: “Esta cidade é um diamante bruto. É uma pedra preciosíssima que está faltando… ,”União”, disse Lucas do site local. “Isso mesmo. Falta união para fazer a cidade ir em frente e até receber melhor os empresários que, como eu querem investir no município mas, se sentem desmotivados. Vou até vender meu peixe (brincou). Tenho treinado e especializado muitos profissionais, inclusive duas ex-cobradoras são motoristas exemplares, as melhores que a empresa tem e preciso de mecânico, funileiro, pintor de veículos para hoje. podem vir amanhã de manhã que iremos contratar” afirmou.

Aproveitei para dizer que a falta de conhecimento é o maior problema de qualquer um e que poderemos passar as informações que obtivemos para a sociedade em geral. Afinal, eu disse, mais jornalistas poderiam ter vindo a convite do Jefferson Amador para tirar dúvidas e pedir melhorias para o transporte coletivo de Planaltina que, sem motivação, está passando por um mau pedaço, apesar de ter um empresário experiente e demonstrando interesse, no comando.

E se a prefeitura resolver colocar uns 400 mil mês como subsídio? Como é que fica? “Vamos sentar e ver mas, que é uma saída interessante é, e daí é sabermos o que pode ser feito, sabendo que o prejuízo será muito menor”, afirmou.

Mas, e os ônibus presos pela ANTT? Perguntou Lucas. “A ANTT fiscaliza sempre os ônibus da empresa e é muito rigorosa. A falta de água no limpador de parabrisa pode interditar um ônibus. O que ocorreu naquela ocasião específica foi isso. Tivemos ônibus recolhidos para reparos, cumprimos as exigências e os reintegramos a frota. Não foram apreendidos”.

E os ônibus especiais? ” Estes (Executivos, Micro ônibus) veículos foram colocados a disposição da população, sem prejuízo dos convencionais, mas eles não podem ter gratuidade. Ninguém anda neles sem pagar. São uma opção para quem quer um serviço um pouco mais caro disponível.

Já era noite quando nos preparamos para sair e Jefferson pediu que tirássemos uma foto. “Pois não, vamos tirar sim. E aí registramos nossa passagem sem a presença de Lucas que disse dispensar tal honraria.

Guardei a afirmação de João Marques. “Aqui só falamos a verdade, não precisamos disfarce e só queremos tratar bem o nosso usuário”,

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here