MAIS UM PIONEIRO SE VAI

0
NELSON GONÇALVES * 05/06/1936 + 15/06/2023 – Foto Internet.

Filho de Joaquim Gonçalves Sobrinho, o Joaquim Mineiro e de dona Maria Jovina, Nelson Gonçalves nasceu em Santa Juliana, zona do Triângulo Mineiro em meados da década de 30 do século passado, vindo para o município de Planaltina no final da década de 40, antes da largada para a construção de Brasília, que se daria em 1955.

Foi criado na então denominada Fazenda Brasília e assistiu a chegada da nova Capital da República, testemunhando a negociação feita por seu pai, de cerca de 300 alqueires da fazenda Brasilia, local que seria a nova sede do município de Planaltina pós Brasília, em troca de dois mil lotes urbanos. Contam que os mineiros fizeram doação de mais mil alqueires para a municipalidade.

Nelson é o quinto dos seis filhos de Joaquim e Maria Jovina. Casou-se na década de 1970 com a cearense Sebastiana de Melo Farias (falecida) e com ela pai de três filhos: Rogério, Renato e Juliana.

Nelson era tido por todos que conhecem a família como o maior auxiliar de seu pai Joaquim Mineiro, tendo sido eleito vereador na Legislatura 1967/1970, logo depois veio o mandato de seu pai, que foi chefe do Executivo municipal no período compreendido entre 1975/1978, quando Nelson, Ivan e Levi (contam) foram auxiliares diretos do prefeito (o pai) sem receberem nenhum pagamento, época em que a nova Planaltina alcançou índice expressivo de crescimento populacional, o que veio efetivar-se no mandato subsequente com a eleição do seu vice, Benedito Monteiro Guimarães a prefeito. Nelson voltaria a Câmara no período de 1983 a 1988, quando o MDB elegeu Iris Rezende pela primeira vez governador de Goiás.

Nelson Gonçalves faleceu esta madrugada (15/06), vítima de complicações respiratórias, já que vinha sofrendo de problemas pulmonares, tendo sido levado a hospital em Brasília mas, não resistindo, informou-nos a família logo pela manhã.

O corpo do pioneiro será velado na Câmara de Vereadores João Maurício Fontes, na Praça Jurandir Camilo Boaventura a partir de amanhã (16/06) às 8:00h. e será sepultado amanhã às 15:00h. no Cemitério Redenção, cemitério municipal local. Convite abaixo.

Vai-se um colaborador frequente deste jornal, batalhador ativo das causas que fortalecessem Planaltina, alegre e pronto a contribuir para com novas iniciativas, atualizado no modo de ver a sociedade, afável no trato para com as pessoas e conhecedor como poucos da história de Planaltina pós Brasília.

Fica o nosso mais profundo sentimento de pesar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here