Com o pretexto de entregar uma ambulância reformada para atender, através do Posto de Saúde local, à comunidade sangabrielense, o prefeito de Planaltina, Eles Reis de Freitas, o popular Reis em companhia do escritor Robson Teles, no dia 29 de abril, surpreendeu aos moradores do local com uma visita que duraria o dia inteiro.
O prefeito fez uma visita logo pela manhã à Escola Municipal Professor Carlos, onde foi recebido pelo diretor Professor Lourivaldo Rodrigues e pelo representante da prefeitura municipal naquela comunidade, o senhor Sebastião Francisco da Silva, o Seba. Ali conversaram sobre uma necessária reforma naquela escola, melhorando a área de circulação de toda escola, assim como protegendo a cozinha do forte sol da tarde. Dali o prefeito dirigiu-se ao Posto de Saúde.
A ambulância, objeto de pretexto da visita, já aguardava na entrada do Posto, assim como funcionários e muitas senhoras e moradores da localidade que, aproveitando a presença do prefeito improvisaram uma reunião que durou mais de uma hora dentro do próprio posto. Os assuntos giraram entorno de segurança, saúde e educação. Em especial segurança pública. Entre as reivindicações, uma maior disposição dos Policiais Militares que ali prestam serviço, posto que, segundo as moradoras (mais de vinte na reunião), alegavam que a PM não atendia com a devida presteza aos muitos pedidos de socorro da comunidade. “Limpeza urbana, iluminação e um local para a instalação do administrador da localidade”, pediram.
O prefeito explicou e foi entendido que agiria no sentido de atender os pedidos e que, doravante, Seba iria providenciar uma recuperação no local da antiga escola, próximo ao Posto de combustíveis local, para instalar-se e poder prestar o serviço de informação necessário às secretarias municipais.
Moradoras exigiram (várias delas) uma conversa em particular com o prefeito e foram atendidas em uma sala para este fim organizada. As conversas duraram mais de duas horas.
Dali o prefeito e uma equipe que chegara de Planaltina, do Hospital Santa Rita, inclusive a diretora daquele Hospital, a enfermeira Daniela Oliveira, que se fazia acompanhar da dentista Dra. Isabel, assim como da administradora Danielle, quando já passava das 14:00h., foram para o almoço, oferecido por uma moradora e liderança de São Gabriel.
O prefeito ainda iria realizar visita em mais quatro pontos de São Gabriel, conversando, propondo, apontando caminho, indicando soluções para problemas e se comprometendo a auxiliar em várias questões, sempre explicando quanto às dificuldades encontradas pelo município e dos poucos nomes dispostos a auxilia-lo e mesmo com possibilidades de serem secretários. “Estou com problemas na secretaria da Saúde, apesar do ótimo trabalho realizado pela Priscilla. Quem poderá substituí-la? Acho que vai ser a Doutora Francisca”. “Qual Francisca, prefeito”, perguntaram. “A Dra. Francisca…. “”Ah, a Dra. Helena, Francisca Helena…” Já havia ali, gente achando que o nome da dentista de reconhecida competência não servia para o lugar de Priscilla.
O prefeito continuou suas visitas e até hoje, 02 de maio, ainda não tinha definido o substituto ou a substituta da secretária demissionária, Priscilla Campanhollo G. Torres.