Por Nio de Pádua para O Recado News
Os municípios brasileiros, mais de cinco mil, são a base e a origem da república. Sem eles, certamente, o estado que já é distante do cidadão, tornar-se-ia inalcançável e até inexistente. Dizia Dr. Dirceu Araújo, em seus imbatíveis argumentos angariando benefícios para Água Fria de Goiás ou Planaltina: “Governador, o cidadão mora é no município. É lá que o governo tem de investir, tem de gastar para beneficiar sua gente”. Tem como negar isso?
Aí você depara com uma situação de governo que lhe deixa preocupado. A notícia que se tem é que uma grande parcela de prefeitos dos pequenos municipios brasileiros estão querendo judicializar a questão da adequação do Piso Nacionlal da Educação, que prevê aumento acima de 33%, beneficiando aos sofrido professores do país.
Ora, a base, a sustentação, o lugar onde vivem o aluno, o pai e mãe do aluno, o professor, acha-se no direito de contestar e até querer negar o pagamento para quem educa seus filhos? É de real preocupação para a sociedade brasileira, já que o recurso irá, de maneira direta beneficar a aqueles que sofrem o castigo de defasagem salarial há anos.
Não, senhores prefeitos, é preciso assumir a bandeira: “o cidadão mora no município e é ali que se tem de investir para beneficiar sua gente”.